Uninter e IBGPEX conquistam 19º Selo ABMES
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Pelo 19º ano consecutivo, a Uninter, em parceria com o IBGPEX, Instituto de responsabilidade socioambiental do centro universitário, conquistou o Selo IES Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A ação reconhece projetos sociais das instituições de ensino superior privadas, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano, de forma virtual ou presencial.
“É um importante reconhecimento para o centro universitário. Reflete o compromisso do Grupo Educacional Uninter com a sociedade, demonstrando nossa oferta de uma educação superior que valoriza a cidadania e a inclusão, posicionando-nos como uma instituição socialmente responsável”, declara a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.
Além dos eventos realizados que beneficiam a comunidade, traduzindo o propósito do Grupo Uninter para a sociedade, as ações expostas pelo centro universitário integram projetos desenvolvidos junto com o IBGPEX, como o Prêmio de Responsabilidade Social Universitária (RSU), o Projeto Despertar, o Programa Jovem Aprendiz e o Voluntariado Corporativo Uninter.comAmor.
Para Rosemary, o selo da ABMES é indicador de que a instituição é: socialmente responsável, se preocupa com o bem-estar da comunidade e busca contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável; relevante para a sociedade, demonstra que não está isolada, mas sim integrada à comunidade e comprometida com seu desenvolvimento; e de qualidade, já que o Selo ABMES, ao lado de outros reconhecimentos, pode ser utilizado como critério de escolha para estudantes e empresas que buscam instituições comprometidas com a excelência.
Sobre o Selo ABMES
O Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular foi instituído a partir da Portaria nº 1 da ABMES, de 29 de março de 2005. Com o objetivo de “organizar, anualmente, num só dia, nas instituições e/ou em espaços definidos por elas, uma mostra de seus projetos sociais”, informa o site oficial. Para, assim, dar maior visibilidade ao ensino superior privado, sensibilizar as instituições de ensino superior (IES) e os seus parceiros externos para participarem e tornar disponíveis os projetos a toda a sociedade.
Em 29 de outubro do mesmo ano, aconteceu a primeira edição do evento, que foi rebatizado pelas IES como Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, oficializado em 2006. Oito anos depois, em 2014, tornou-se a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
As ações da semana fazem parte da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. De acordo com a Associação, entre 2005 e 2021, quase duas mil instituições aderiram à ação, com mais de 90 mil atividades contabilizadas.
Entre os propósitos da ABMES também está o de abrir espaço para debates sobre temas de interesse das IES e comunidade, com a participação de estudantes, professores, funcionários e órgãos da sociedade organizada. Assim como fortalecer parcerias entre as IES e sociedade.
A associação também entende que pode gerar uma série de benefícios para as IES, como:
- Consolidar dados e informações que permitam retratar com clareza a importância para o desenvolvimento do país;
- Divulgar serviços que o ensino superior particular tem prestado, formando cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho;
- Contribuir para o reconhecimento e a valorização dos trabalhos das IES pelo governo e sociedade;
- Desenvolver estudos e pesquisas para o desenvolvimento econômico e social, e para a formação ética e cultural da população;
- E concretizar uma relação sistemática e orgânica entre as IES e a sociedade.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação