Projeto transforma livros em alimentos para Lar da Menina em Tubarão

Autor: Alexandre Netto - Estudante de Jornalismo

Estamos vivendo um período muito difícil em decorrência da pandemia da Covid-19, que gera nas pessoas medo e insegurança, além de perdas reais, como empregos e até mesmo vidas. Essa situação afeta principalmente os mais carentes e necessitados, e por isso atitudes de solidariedade se tornam ainda mais essenciais nesse momento.

Pensando nisso, o polo da Uninter em Tubarão (SC) lançou no mês de maio o projeto Livros que Alimentam, com o propósito de ajudar o Lar da Menina. Um estande foi montado no hall de entrada de supermercados da cidade com livros da editora Intersaberes para doação, incentivando a troca de um livro por um alimento não perecível. Todo alimento arrecadado será doado para a instituição que apoia famílias carentes da região.

A coordenadora pedagógica do polo Uninter, Liana Cargnin, fala sobre a importância dessa campanha. “Na verdade, a gente começou na ideia de apenas fazer uma doação de livros, e o Lar da Menina estava com uma campanha que não vinha tendo muita adesão no mercado, então agente resolveu unir as duas ações em uma só e está dando muito certo”.

O Lar da Menina, que está há 57 anos na cidade de Tubarão, atende cerca de 200 crianças de 2 a 7 anos de idade, atuando nas áreas de assistência social e educação infantil. Em decorrência da pandemia, está com suas atividades suspensas. Para não deixar de seguir com a sua missão, a instituição está atendendo e amparando as famílias nesse momento com entrega de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.

A assistente social do Lar, Suellen Beatriz Roussenq Corrêa, que também é orientadora educacional do curso de Serviço Social, destaca que a Uninter veio fortalecer a campanha. “Enquanto assistente social, a gente entende que nesse momento de pandemia, assegurar a alimentação é um direito básico e a missão da instituição é a garantia dos direitos das crianças, seja na educação, na assistência social ou na saúde. Enfim, auxiliar as crianças, e mesmo que elas não estejam na instituição a gente continua com a nossa missão de amparar e proteger em prol das garantias dos seus direitos”.

O projeto Livros que Alimentam hoje está presente nos supermercados Giassi, Machado e Depieri, e vai até o final de junho. Com o sucesso da iniciativa, as organizadoras estão buscando expandir a rede para os demais supermercados da região.

* Esta matéria foi produzida dentro do Programa Voluntários Uninter Notícias, desenvolvido por este site junto com a coordenação do curso de Jornalismo da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Alexandre Netto - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *