O segredo para ter mais produtividade

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Contar com colaboradores que possuem qualidade e competência irá melhorar a produtividade de uma empresa. Um quadro de funcionários de alta performance sempre entregará resultados positivos. Mas quando falamos de produtividade, estamos falando sobre o foco, é como uma lupa que aproximamos e pensamos em um determinado assunto, colocando todos os outros assuntos de lado. Contudo, a era da informação traz um excesso de informações, consequência da tecnologia com milhares de possibilidades, e nem sempre conseguimos digerir tudo e perdemos o foco e a produtividade.

Imagine que a cada mensagem que você recebe no aplicativo de mensagens o faz perder o foco na atividade que está realizando. Na rotina de trabalho, muitas vezes precisamos estar conectado ao e-mail de trabalho, às redes sociais, aos aplicativos de mensagens. Ao longo do dia, isso nos faz perder a produtividade, e o cansaço mental é maior, pela quantidade de interrupções e de informações dispersas. A concentração é um caminho para o foco. É preciso aprender e criar uma espécie de funil. A programação neurolinguística (PNL) pode ajudar.

Marcelo Zanchi é diretor de logística, consultor e coach. Com atuação no campo da gestão administrativa, comercial, tecnológica e de operações logísticas, ele participou de um bate-papo sobre produtividade e foco. Docente em disciplinas de cursos de pós-graduação da Uninter, ele explica a necessidade de gerenciamento da tomada de decisão e o como cérebro trabalha em relação ao foco.

“Se você não gerenciar tudo isso, começa a se tornar improdutivo e perder o foco. Nós somos foco único, fazemos uma coisa de cada vez. Quando você está teoricamente achando que está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, é como se tua mente estivesse desligando uma ‘chavinha’ e ligando outra. De forma didática, criar isso em uma imagem metafórica é como se nossa mente fosse um grande ‘arquivão’, e dentro desse arquivo a gente tem várias gavetas, sobre vários assuntos. É assim que nossa mente trabalha em relação ao foco. Quando você está falando sobre determinado assunto, esse assunto está no consciente, é tudo em que a gente está prestando atenção”, explica Zanchi.

Muitas pessoas encontraram suas próprias estratégias para se concentrar naquilo que realmente importa, evitando dispersões em questões secundárias, como decidir a roupa que irá usar, por exemplo. O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama só usava ternos cinzas ou brancos. Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, disse em uma transmissão ao vivo que usa camisetas cinzas quase todos os dias. Essas escolhas minimizam o consumo de energia em decisões.

O cientista italiano Francesco Cirillo fez um experimento com um timer de cozinha na década de 1980, que rodava por 20 minutos e apitava ao fim desse prazo. No intervalo, ele se concentrava em suas atividades, sem interrupção. O timer tinha formato de tomate, então batizaram o método de Pomodoro (tomate, em italiano). Com essa técnica, ele poderia se concentrar de forma intensa nas atividades. Depois descansava por cinco minutos, desligava tudo ao redor. Você pode fazer isso por quatro ciclos, e em seguida descansar. Hoje, existem sites e aplicativos de smartphone que ajudam nessa tarefa (Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper).

“O foco é treinável. Posso ter métodos e metodologias para fazer com que eu tenha mais foco e produza mais em menos tempo. Você entrando em foco, ou mais profundo ainda, consegue produzir em 30 minutos o que você levaria três, quatro horas. O foco é finito, a gente perde como energia. Dentro das pesquisas atuais tem pessoas que chegam a 68, 70 minutos de foco”, diz o professor.

A produtividade na época do fordismo estava relacionada a tempo e a quantidade fabricada. Hoje, está conectada ao tempo e à qualidade de vida. Cada um pode perceber qual é o seu limite de foco. Mas como saber se estamos sendo improdutivos, como melhorar?

“Autopercepção e autoconhecimento. Quando se fala em produtividade, a gente tem que ter indicadores. Como sei que estou tendo performance? Medir em determinado momento, e depois medir de novo. É importante perceber isso em si mesmo. Tanto que quando você vai trabalhar com as lideranças, um dos primeiros pontos de tratativas dessas liderança é autoconhecimento. Se o assunto é performance, produtividade mesmo, tenho que ter indicadores, analisar de um jeito, e depois analisar de outro, para saber se isso trouxe ganho. É matemático”.

Serviço

O seminário interativo “Foco e Produtividade: Qual o segredo?” ocorreu no último dia 29.mar.2021 com transmissão ao vivo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A mediação foi de Oriana Gaio, coordenadora de cursos de pós-graduação da área de negócios da Uninter. O convidado foi Marcelo Zanchi. O evento ainda contou com apoio de Elaine Ferreira da Silva, tutora do curso de Liderança e Coaching da Uninter, que auxiliou no chat e participação dos alunos. No dia 26.mar.2021, os professores também realizaram um bate-papo sobre o assunto na Rádio Uninter, no Programa Negócios e Tendências, que é transmitido às sextas-feiras, 14h30. Clique aqui para assistir.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Irinakeinanen/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *