LITERATURA

Livro vai muito além da sinopse para explicar filmes

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Aluno do curso de Sociologia da Uninter, Roberto Cesar Guimarães da Silva é um apaixonado por filmes. Em co-autoria, ele e a esposa, a psicóloga Fernanda Guimarães, escreveram o livro Além da sinopse: a arte imita a vida, no qual reuniu diversas obras que envolvem temáticas acerca da realidade em que vivemos. O lançamento está previsto para outubro, em São José dos Campos (SP).

Roberto diz que sua primeira graduação é em engenharia elétrica, área em que, inclusive, chegou a atuar. Mas o amor pelas artes não o deixou seguir por muito tempo nesta profissão. “Cheguei até a trabalhar como atendente em uma vídeo-locadora, época na qual eu chegava a assistir de 6 a 7 filmes num dia de folga”, diz o estudante, que já concluiu uma pós-graduação na área de educação e agora está no curso de Sociologia.

“Me matriculei no bacharelado em Sociologia na Uninter, curso do qual estou gostando muito e que tem me surpreendido pela qualidade e pelo acolhimento dos professores. Esta formação e minhas pesquisas vêm me oferecendo a base para analisar mais criticamente as obras do cinema”, diz o escritor.

Quanto à seleção dos filmes, os autores escolheram trabalhar com obras que fossem do conhecimento e interesse do público, sem fugir do critério do livro, que é que os filmes precisam ser como “retratos da vida”. Alguns dos filmes escolhidos foram: “Spotlight – Segredos revelados”, “Mar adentro”, “Carandiru” e “Hurricane – O furacão”, que tratam de temas sociais. Além de outros títulos que têm a afinidade de Roberto e Fernanda, como “A caça”, “Abril despedaçado” e “Árvore da vida”, entre outros.

“O essencial era que o filme tivesse conteúdos a serem debatidos além da sinopse, que fossem retratos da vida que a arte procurou, à sua maneira, refletir. Há muitos sites que produzem materiais referentes à temática central dos filmes e se restringem a falar das sinopses. Não queríamos criar apenas mais um destes. Decidimos abordar ‘temas transversais’ em nossas análises”, fala Silva.

Roberto usa o exemplo de um dos filmes escolhidos, “Eu, Tonya”, que conta a história da patinadora norte-americana Tonya Harding, que teve uma adversária envolvida em um atentado planejado pelo seu próprio marido.

O texto produzido não discute sobre o tema central do filme, mas volta o olhar sobre os abusos que a mãe da atleta impunha sobre ela quando criança, e pelo fato de, sendo a mãe, ter suas atitudes legitimadas pela sociedade.

A publicação é independente e os autores realizam venda direta ou pelo site https://www.clubedeautores.com.br/livro/alem-da-sinopse#.XSZDO-hKjIU.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *