Instituto IBGPEX lança programa de voluntariado e realiza capacitação para organizações sociais

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Construir uma cultura de voluntariado entre os colaboradores Uninter é uma das missões do Instituto IBGPEX. Neste mês, foi lançado o Uninter.comAmor, Programa de Voluntariado estruturado coletivamente com outros setores da instituição. Os colaboradores tiveram a oportunidade de participar ativamente da escolha do nome, por meio de uma votação virtual.

O IBGPEX acredita que “só podemos gerar impacto positivo se trabalharmos em rede. Com esforço conjunto de empresas e organizações da sociedade civil que mobilizam, engajam, instrumentalizam e executam ações em defesa das mais diversas causas e da garantia de direitos”.

Além das campanhas lançadas anualmente, a ideia é criar um banco de vagas de voluntariado e divulgar para que os colaboradores possam se candidatar junto às organizações da sociedade civil (OSC) que precisam de apoio e mão de obra voluntária. As OSC interessadas se inscreveram e foram aprovadas por meio de edital lançado no mês de abril.

A partir disso, foi realizada a Oficina de Gestão de Voluntários, em parceria com a voluntária Tania Mara Cardozo, que é conselheira sênior no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE/FIEP), consultora social pelo Instituto GESC e gestora do Movimento Voluntariado de Curitiba. A ação aconteceu no dia 30 de junho e nove OSC participaram da capacitação.

“A gestão de voluntários é fundamental para as OSC, pois por meio dela é possível engajar e obter resultados para a causa. Aqui no IBGPEX, entendemos que o voluntariado é uma ferramenta de crescimento pessoal, profissional e engajamento cívico, mas para alcançar esses resultados a OSC precisa estar apta para acolher os voluntários e fazer uso estratégico dessa mão de obra”, explica a gerente de projeto sociais, Rosemary Suzuki.

Fernanda Milane, assistente social do IBGPEX, explica que durante a ação foram abordados o conceito de voluntariado, os direitos e responsabilidades do voluntário e da organização, assim como o engajamento, manutenção e documentação legal para que o programa seja implementado. Além disso, os participantes também foram orientados sobre planejamento, acompanhamento e avaliação destas ações de voluntariado.

“A capacitação teve como objetivo proporcionar às organizações da sociedade civil uma reflexão sobre o papel do voluntariado no contexto atual”, complementa.

Tania fez um resgate histórico do voluntariado no Brasil, com as campanhas e a legislação desenvolvida ao longo dos anos.

“As organizações sociais precisam manter e engajar novas parcerias para o desenvolvimento contínuo de seus projetos. Saber falar de suas necessidades com clareza e valorizar o potencial de seus parceiros voluntários ou patrocinadores é o primeiro passo. A oficina capacitou gestores das organizações sociais para que recebam e integrem os voluntários da Uninter, tornando relações de parcerias transparentes, produtivas e construtivas a todos, especialmente aos cidadãos beneficiados”, finaliza a voluntária.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *