Instituto IBGPEX desperta novas habilidades dos colaboradores no programa Ser Capaz

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Após dois anos de pandemia e atividades realizadas de forma remota, os colaboradores da Uninter pertencentes à Qualificação Vinculada, projeto do Instituto IBGPEX , voltam para a sala de aula na modalidade presencial. Para recepcionar a turma, a equipe promoveu uma tarde de integração com apresentações, música e dinâmicas, no último dia 14 de março.

A Qualificação Vinculada  compõe o programa Ser Capaz, com o intuito de integrar pessoas com deficiência (PcD) no meio social e qualificá-las para o mercado de trabalho.

O pedagogo do  IBGPEX, Leandro Prado, conta que desde 2018 as atividades acontecem em parceria com a Uninter e, em janeiro deste ano, deu início ao projeto Despertar, uma das frentes da Qualificação Vinculada, com 20 colaboradores PcD. A proposta está estruturada em três módulos:

  1. Orientação comportamental: Conhecer o perfil comportamental e identificar o conjunto de características que descreve o temperamento, o jeito de ser, as preferências, habilidades, interesses e talentos, no intuito de potencializar estas características para que o colaborador alcance seus objetivos pessoais e profissionais.
  2. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): A apropriação das TICs permite comunicar diferentes mensagens para diversos contextos. Neste sentido, saber fazer uso das ferramentas digitais torna-se imprescindível na contemporaneidade para executarmos nossas atividades pessoais, sociais e profissionais.
  3. Arteterapia: As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a comunicação, de aspectos objetivos e subjetivos que refletem diferentes discursos, primordiais para a convivência em sociedade.

No primeiro encontro presencial, com a reapresentação do projeto, os colaboradores realizaram aulas com a professora Maria Elizabete Bernardi, coordenadora de projetos sociais do IBGPEX, e mais dois professores convidados: João Borges, da área da informática, e Claudia Rodrigues da Silva, que abordou a Arteterapia. Contou também com a participação do músico Mário Nascimento , que voluntariamente realizou uma roda de viola.

Além disso, na oportunidade a pedagoga do IBGPEX, Débora Klassen, pôde fazer a apresentação do trabalho final da turma. Trata-se de um  produzido pelos colaboradores, no qual contam quem são, suas limitações e sonhos. Eles ainda foram presenteados com um kit com sacola ecológica, agenda, calendário e squeezes personalizados da Uninter.

“Eu uso minhas deficiências como uma motivação para ser cada vez mais forte no meu dia a dia, e com isso vou sempre dando o melhor de mim em tudo o que faço. Gosto muito das aulas das professoras Débora e Maria, elas sempre são muito legais, deixam eu falar e com tudo isso eu tenho uma imensa gratidão pelas aulas e conteúdos passados”, diz o colaborador Andrei Lucas.

Aulas remotas

O pedagogo  Leandro afirma que durante a pandemia as aulas se tornaram um desafio ainda maior para os colaboradores. “Neste período, o IBGPEX buscou formas de preencher a lacuna deixada pelo distanciamento social obrigatório. As adaptações foram realizadas para o novo modelo de ensino online”, explica.

Durante os últimos dois anos foram realizadas algumas palestras com profissionais convidados, que atuaram voluntariamente. Dentre as apresentações, são destacadas duas que aconteceram no último mês. Primeiro com a técnica de suporte do setor de TI da Uninter Adriana Dahmer, sobre  Noções de Segurança da Informação, na qual abordou os cuidados que se deve ter ao fazer uso da internet, no dia 15 de fevereiro.

A colaboradora Carla Justis diz que a palestra foi rápida e, com isso, conseguiu “assimilar os conteúdos de forma clara, objetiva e elucidativa”. Adriana agradece a oportunidade e afirma que ficou muito grata em saber que os colaboradores gostaram e que pôde contribuir.

Já no dia 7 de março, o professor mestre da Escola Superior de Educação (ESE)  realizou a palestra Descobrindo Novas Habilidades e Oportunidades, na qual fez uma apresentação culinária, ensinando algumas receitas para os colaboradores, como a salada ceasar, batata recheada, bolo e mousse de chocolate.

Os colaboradores elogiaram a simpatia, agilidade, organização e clara explicação do professor durante a exposição. “A palestra foi surpreendente, a forma que o professor ensinou sem colocar o deficiente em risco”, pontua a colaboradora Regina Helena.

O professor agradece ao IBGPEX pelo convite e salienta que foi sensacional ouvir os relatos dos alunos durante a aula, perceber nos olhinhos de cada um a satisfação em poder fazer algo que mostra que eles são capazes. “Creio que a inclusão é o processo de trazer para o nosso mundo pessoas que, de alguma maneira, foram retiradas dele”, conclui Bruno.

A pedagoga Débora diz que a equipe do Instituto fica feliz em ver palestrantes de outros setores da Uninter sensibilizados com os colaboradores do programa Ser Capaz. “A empatia desenvolvida foi o diferencial”, garante.

“Ambos os palestrantes se preocuparam em  ofertar o conteúdo respeitando as limitações dos colaboradores. A alegria que eles sentiram ao realizar as atividades era visível”, finaliza Leandro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *