II Top inovação: projetos inovadores estreitam laços com a comunidade 

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Os vencedores do 2º Prêmio Top Inovação Uninter foram revelados. A cerimônia de premiação das 13 categorias inscritas aconteceu no auditório do campus Garcez da Uninter, no sábado, 26 de novembro, com a presença de cerca de 60 pessoas.

Uma iniciativa da pós-graduação Uninter, em parceria com a Fundação Wilson Picler, o prêmio dá visibilidade a gestores engajados que buscam o desenvolvimento socioeconômico em instituições públicas e privadas. O objetivo é conhecer e incentivar projetos que mostram soluções inovadoras e inteligentes em diversas áreas do conhecimento e que, principalmente, apresentem resultados positivos para a comunidade.

Estiveram presentes na entrega dos troféus o chanceler da Uninter, Wilson Picler, o reitor do Centro Universitário, Benhur Gaio, o vice-reitor e presidente da FWP, Jorge Bernardi, e o pró-reitor de pós-graduação, Nelson Castanheira. Além do professor coordenador de pós-graduação e mentor do prêmio, Ricieri Garbelini, e das professoras coordenadoras e organizadoras Caroline Brasil, Sandra Lopes e Talita Cabral.

A abertura ainda contou com a pré-estreia do Conjunto Musical Uninter, comandado pela coordenadora de pós-graduação Valentina Daldegan, e que também é mantido pela FWP. O conjunto apresentou duas músicas para os convidados presentes.

De acordo com Castanheira, o evento premia não ideias, mas projetos exitosos, que realmente foram colocados em prática com sucesso. O pró-reitor ressalta que o prêmio é uma ferramenta para que os polos se aproximem das empresas, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor.

“É uma forma de levar a Uninter para dentro das empresas e mostrar nosso potencial. Nós, por outro lado, estamos reconhecendo o potencial dos colaboradores dessas empresas, as pessoas que de fato fazem a diferença. Aos que concorreram, saiba, que não foi fácil a seleção, todas as dezenas de projetos que recebemos são de fato inovadores e muito bons”, garante Castanheira.

O grande campeão foi Leonardo Santos Pereira, estudante do curso de Engenharia Agronômica no polo de apoio presencial (PAP) da Uninter em Balneário Camboriú (SC), que levou dois troféus para casa com o projeto Frescor Hortifruti.

Além do prêmio na categoria de Agronegócio, também foi o ganhador geral de todas as categorias. O projeto do Leonardo envolve a agricultura por meio da aquaponia, sistema no qual os resíduos gerados pelos peixes servem como biofertilizantes.

“É uma alegria muito grande receber os dois prêmios. É um projeto que já venho desenvolvendo faz um tempo, comecei agora a estudar a Engenharia Agronômica para aperfeiçoar e desenvolver melhor. É sobre agricultura, com uma nova forma de desenvolvimento que não tem tanto impacto. A própria alimentação das plantas é através dos peixes (…) Comecei no terraço de casa, com hidroponia, e depois fui estudar. Fui para a agrofloresta e comecei então a desenvolver o projeto. Estou aplicando e aprendendo, agradeço bastante todo o desenvolvimento da Uninter”, conta o ganhador.

Um prêmio inovador

Para Garbelini, a importância do prêmio é a integração da academia com a sociedade. “Acho que o Top Inovação vem nesse sentido, de buscarmos projetos inovadores nesse Brasil afora e aproximar a academia com a inovação desses projetos”, afirma o mentor do projeto.

Segundo Gaio, o prêmio é muito importante, pois tem buscado e conseguido “resultados fantásticos”, com a participação de pessoas de todo o Brasil. “Que esse prêmio se multiplique ao longo dos próximos anos e tenhamos mais resultados como os já obtidos. Isso tem somado para o Grupo Uninter e, principalmente, para o Centro Universitário. Parabéns aos participantes e premiados”, afirma o reitor da Uninter.

Caroline diz que o Top Inovação envolve todas as áreas dos cursos da pós-graduação da Uninter. Por isso, por si só o prêmio já é inovador. “As categorias são bem abrangentes e envolvem realmente todos os coordenadores. Isso é muito legal, porque todo e qualquer projeto consegue se encaixar em alguma categoria”, salienta.

A edição deste ano contou com 144 inscritos e 63 submissões, um crescimento de 73,5% em relação às inscrições do ano interior. Destes, 32 foram classificados para a etapa de defesa do projeto, transmitida pela TV Profissão no dia 5 de novembro de 2022.

“A cada ano a gente percebe que os projetos estão vindo com mais consistências, mais informações e tornando o nosso trabalho um pouco mais difícil na hora de fazer a seleção”, aponta Sandra.

De quase 30 cidades diferentes espalhadas de norte a sul do Brasil, alguns dos finalistas estiveram presencialmente na solenidade final, mas a maioria participou de forma remota do evento que durou cerca de três horas.

“Acredito que isso tende a crescer a cada dia, assim como a divulgação do Top Inovação, com as pessoas se sentido importantes nessa representatividade online e presencial. Para que a gente possa levar esses projetos tão inovadores e interessantes para mais lugares do país”, afirma Talita.

Presidente da FWP, Bernardi salienta que “são apenas algumas das ações que a Fundação tem feito (…) Apesar de todas as dificuldades que passamos nos últimos anos, conseguimos dar algum resultado à comunidade curitibana e brasileira”.

“Acredito que um dia a gente vai passar e essa Fundação ficará eternizada, cumprindo seu papel (…) É uma atividade bonita, que tem que reconhecer mesmo o empenho, a dedicação desses alunos, a criatividade, a competência deles. Esse programa está muito bem ajustado, tem um fundamento muito bem justificado dentro do programa de pós-graduação da Uninter. Parabéns a todos vocês, é uma satisfação muito grande, um motivo de orgulho para todos nós”, conclui Picler.

Polo em destaque  

Nenhuma entidade diretamente ligada ao Grupo Uninter pode concorrer à premiação, mas em reconhecimento ao polo com maior número de alunos vinculados inscritos, também foi entregue um troféu e um kit comercial da Uninter, com apoio da FWP.

O polo vencedor na edição de 2022 foi o PAP Sítio Cercado em Curitiba (PR), com 11 inscrições. De acordo com a gestora da Escola de Polos, Franciele Castro, os PAPs são os “grandes incentivadores dos nossos alunos, que estão nessa luta diária, buscando uma transformação por meio da educação. [Os polos] têm papel fundamental em todos esses projetos inscritos”.

A gestora do polo, Denise Grocholski, não pôde participar do evento presencialmente, por isso o troféu foi entregue nas mãos da gerente administrativa e gestora da unidade Carlos Gomes, Suzan Moritz.

“[Os polos] não só representam o Grupo Uninter, fazem um excelente trabalho de captação, mas também se destacam pelo apoio que dão aos alunos. O incentivo do polo ao aluno é muito importante, sem esse incentivo, não teríamos tantos projetos interessantes e inovadores. Obviamente é um prêmio não só dedicado aos nossos alunos, também a outras participações externas, mas a gente nota que a maioria das participações vêm dos polos, e essa participação intensa dos polos significa que os gestores estão fazendo esse trabalho de divulgação” afirma Suzan.

Além do reconhecimento, os ganhadores do prêmio levam bolsas de pós-graduação, cursos de extensão, certificados de participação e consultorias com os professores da pós-graduação da Uninter.

Confira abaixo os vencedores de cada uma das categorias:

Mobilidade Urbana e Logística Urbana

Marcus Miranda Fernandes, do PAP em Maricá (RJ), com o projeto “Carona de automóvel”.

Agronegócio

Leonardo Santos Pereira, do PAP Balneário Camboriú-SC, com o projeto “Frescor Hortifruti”.

Saúde e Bem-estar (Psicologia)

Everson Luiz Oliveira Motta, do PAP Catedral em Curitiba, com o projeto “Rodas Saúde”.

Educação

Carolina Rodrigues Milhorini, do PAP em São José (SC), com o projeto “Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre prevenção e primeiros socorros às queimaduras”.

Comunicação e Melhores Campanhas Institucionais

Leocacio Menegatti, do PAP em Formosa (GO), com o projeto “SM Cast”.

Jurídico e Tributária

Herick Macedo da Silva, do PAP Centro em Campinas (SP), com o projeto “Levantamento e resolução de Tributos”.

Direitos Humanos

Anderson Souza Cruz, do PAP Sítio Cercado em Curitiba, com o projeto “Prato do Amor”.

Desporto

Tiago Augusto Gavelik Campos, do PAP em Três Rios (RJ), com o projeto “Jogos de aventura e natureza”.

Comércio Exterior e Relações Internacionais

Emerson Guimarães Fontoura, do PAP em Jaboatão dos Guararapes (PE), com o projeto “Campanha de reação rápida de selva – Segurança e estabilidade para o Continente Africano”.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Vitor Julio de Almeida, do PAP em Santa Luzia (MG), com o projeto “Atos verde”.

Empreendedorismo e Recursos Humanos

Jessica Caroline Senk, do PAP Carlos Gomes em Curitiba, com o projeto “Curitiba Market Place”.

Segurança Pública

Emmanuel Alfonso Zanola Pimenta, do PAP em São José Del Rei (MG), com o projeto “Segurança pública com ânfase em Ressocialização: Gestão Pública Integrada e Sustentabilidade Ambiental”.

Engenharia, Tecnologia e Processos

Marcelo Rodrigues Lopes, do PAP em Vila Velha (ES), com o projeto “Abrigo Conteiner”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Natalia Jucoski e Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *