INCLUSÃO

Esta turma tem muito a comemorar. E não é só pelo aniversário

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Dentro de um planejamento de estudos, é importante haver espaço para o convívio social e a confraternização entre professores e alunos. Os laços afetivos são parte integrante do processo de aprendizagem – quando se sentem bem entre os colegas de curso, os alunos aprendem melhor.

Na turma de Qualificação Vinculada do IBGPEX, braço socioambiental da Uninter, os momentos de confraternização são especiais. “O Curso de Qualificação Vinculada é um curso de auxiliar administrativo voltado para pessoas com deficiência, e visa capacitá-las para uma possível vaga em empresas vinculadas ao nosso projeto”, explica técnica administrativa Tania Mara Ferreira.

No último dia 15 de maio, a turma realizou a comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre do ano. Dois colaboradores conduziram atividades para descontrair a turma. Primeiro, Ângela Tayna fez um alongamento com os alunos; depois, Rui Kelson, que é deficiente visual, assumiu o microfone e embalou os convidados com belas canções.

Ao final, houve espaço para um bate-papo em que os participantes deram depoimentos sobre sua trajetória. Jaildes de Jesus, uma das estudantes, ressaltou que é muito bom poder participar do ambiente da turma e que a união de todos a faz sentir como se fossem uma família. “O grupo me cedeu a honra de estar aqui é como se eu estivesse celebrando a vida novamente a cada dia, sinto muita falta quando não posso vir”, explica.

Ela também salienta a importância do instrutor Álvaro José, que se dedica intensamente ao desenvolvimento da turma. “Estou aprendendo muito com o professor Álvaro, ele é uma pessoa muito dedicada a nós e de fato a gente não tem limites, vamos aonde quisermos e, independente das nossas limitações, a gente consegue e chega lá”.

Álvaro também deixou um depoimento, falando sobre seu trabalho com a turma. “O que temos feito é somar esses fatores e criar algo maior, criar conhecimento baseado em confiança, afetividade e interação. Ando muito feliz e orgulhoso do valor que cada um tem”. Para fechar seu depoimento, declarou: “Amo vocês de verdade, gosto de guiar e cuidar de cada um. Valeu!!”

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo IBGPEX


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *