Dorival Costa deixa um legado de amor ao próximo

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Faleceu na manhã desta terça-feira (03.fev.2021), aos 60 anos, vítima de câncer, o assistente social e coordenador do curso de Serviço Social da Uninter, Dorival da Costa. Na instituição desde 2015, também era docente e atuava em diversas frentes , inclusive como editor-chefe da revista Humanidades.

Dorival iniciou sua vida acadêmica na década de 1980, onde cursou Teologia. Em 2001, se graduou no curso de Serviço Social pela Faculdades Integradas Espírita, além de possuir mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica do Paraná (2005) e doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (PUC-SP). Para ele, “a academia é um espaço de construção de possibilidade, de realização de sonhos, de confronto com a realidade social que vive toda a humanidade”.

Sua paixão sempre foi a assistência social, trabalhar para ajudar o próximo. E Dorival usava de todo o seu saber para isso. Dessa forma, era militante em diversos espaços, como no Conselho Regional de Serviço Social, CRESS 11ª Região/PR, ora como base, ora como gestor. Além disso, fez parte da Comissão Organizadora do 33º Congresso Brasileiro de Serviço Social, bem como das comissões organizadoras e científica de diversos Congressos Paranaenses de Serviço Social.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Conselho de Pesquisa Uninter relata Dorival como “uma ebulição de ideias e ações; ajudando a estruturar os 15 anos do Enfoc, evento com o qual muito colaborou, desde a definição do tema, até a organização de materiais, exposições, o que fosse necessário fazer nesses dias tão complexos. Homem de ideias fortes e posicionadas pelo bem maior dos direitos humanos e das minorias da sociedade”.

A professora do curso de Serviço Social Neiva Silvana Hack lamenta a perda e ressalta a luta do colega de trabalho. “Grata ainda por cada aprendizado, pela confiança e principalmente pelo carinho e cuidado. Dori deixou suas marcas, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, da profissão do Serviço Social, da assistência social e tantas outras áreas de luta. Também deixou marcas de afeto, cuidado com o próximo e de um enorme coração”.

No Uninter Notícias, Dorival sempre foi muito solícito e nos disponibilizou todo seu conhecimento. Sua última contribuição com o setor aconteceu em setembro de 2020, para falar sobre as conquistas e desafios nos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

Em entrevista, Dorival discutiu os obstáculos do assistente social em meio à pandemia de Covid-19, falou sobre empecilhos no ECA, lembrando que nunca podemos desistir da luta em prol dos direitos humanos. “É preciso empoderar nossas crianças e adolescentes. Temos que tratá-los como sujeitos de direitos”, enfatizou.

Dorival também foi atuante na Rádio Uninter, participando e coordenando o programa Humanidades. Sua última contribuição aconteceu no dia 21 de agosto de 2020 para falar sobre um tema importante e emocionante: adoção e grupos de apoio de adoções.

Além da vida acadêmica, Dorival também prestou serviços de consultoria, assessoria e qualificação profissional e institucional na empresa CEDEPS – Capacitação, Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas. Na empresa, Dorival auxiliava profissionais que tinham o desejo de executar políticas sociais. Porém, em 2016, se desligou da empresa para se dedicar ao papel de coordenador do curso de Serviço Social.

O professor e coordenador Dorival da Costa será sempre lembrado pela sua postura gentil e pelo amor à profissão e ao próximo. Sua vontade de compartilhar o conhecimento e fazer com que todos usufruíssem de seus direitos era sua maior luta, na caminhada tanto como assistente social quanto como professor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU


1 thought on “Dorival Costa deixa um legado de amor ao próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *