Cervejas artesanais consolidam lugar no mercado

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Segundo relatos históricos, a cerveja chegou ao Brasil em 1808, trazida pela família real portuguesa. Em 1830, a bebida já era produzida aqui, inicialmente de forma caseira, feita por imigrantes alemães para seu próprio consumo. Com o passar do tempo, a cerveja caiu no gosto do brasileiro, tornando-se uma paixão nacional, e hoje a indústria local produz mais de 13 bilhões de litros anualmente.

Na última década, jovens empreendedores têm explorado um nicho desse mercado com a produção de cervejas artesanais. Segundo dados do Anuário da Cerveja, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2020 o país contava com 1.383 cervejarias espalhadas pelo território nacional. Rafael Marques, que é professor de português e egresso do curso Tecnólogo em Gestão de Turismo da Uninter, tem se dedicado a pesquisar sobre esse mercado e observa que o número de produtores artesanais de cerveja tem tido forte crescimento.

O primeiro censo das cervejarias independentes brasileiras, produzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), identificou um perfil de negócio com grande potencial em função do aumento no consumo da bebida alcoólica no nosso país, bem como de mudanças no perfil do consumidor, que passou a buscar um maior espectro de escolhas. Nos últimos dez anos, o número de cervejarias artesanais no país pulou de 70 para 900, sendo que 85% delas estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.

A produção da cerveja pode ocorrer no próprio bar em que é servida ou em uma fábrica específica. Também é possível produzir de forma terceirizada, situação em que se tem o registro junto ao Ministério da Agricultura da marca da cerveja artesanal, e então se terceiriza o processo de envasamento, o que é conhecido como “cervejaria cigana”, explica Rafael.

A expansão das cervejarias artesanais também tem impacto sobre o turismo, com a criação das “rotas da cerveja”, com roteiros de visitação a fábricas. As cidades de Ponta Grossa (PR) e Petrópolis (RJ) são dois polos cervejeiros que exploram essa opção turística.

A edição do programa Rota – Viagens e Serviços do dia 25.nov.2021 recebeu Rafael Marques para falar sobre o assunto. Clique aqui para assistir à transmissão completa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Alexas Fotos/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *