Campanha conscientiza sobre câncer de próstata e arrecada fundos para Hospital Erasto Gaertner

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A campanha solidária Multiplicação: Elas cuidando da saúde deles foi lançada no último sábado (6.nov.21) no campus Garcez da Uninter. O evento tem a finalidade de arrecadar doações que serão inteiramente destinadas ao Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR), para aquisição de equipamentos que auxiliem no tratamento dos diversos tipos de câncer em que a unidade é referência.

A data, impulsionada pelo Novembro Azul, permitiu que a campanha servisse especialmente para conscientização a respeito do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum de câncer entre a população masculina, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A ação foi organizada pela Fraternidade Feminina Bete Sita, vinculada à Loja Maçônica Universitária 18 de Março, em parceria com a Fundação Wilson Picler. Por ser uma campanha promovida por mulheres voltada para a conscientização dos homens, o slogan é “Elas cuidando da saúde deles”.

A abertura foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube e do Facebook da Central de Notícias Uninter (CNU), com duração de três horas. Palestras e apresentações musicais fizeram parte da programação, com participação do reitor Benhur Gaio e do vice-reitor Jorge Bernardi, além dos professores Rodrigo Berté (pró-reitor de graduação), Dinamara Machado (diretora da Escola de Educação) e Álvaro Crovador (coordenador de pós-graduação). A mediação ficou por conta dos professores Willian Sales e Oriana Gaio.

Os médicos oncologistas Ronald Kool e Tabatha Dallagnol, do hospital beneficiado e do Instituto de Oncologia do Paraná, explicaram em uma palestra conjunta a necessidade de eventos de educação sobre o câncer de próstata. Ao procurarem menos exames preventivos do que as mulheres, os homens procuram o atendimento médico com a doença avançada em 60% dos casos, segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo.

“A gente precisa discutir câncer de próstata e exames de rotina para que os nossos pacientes tenham informação de qualidade, para que se sintam motivados a procurar o serviço de saúde”, salientou Tabatha. A especialista também enfatizou a necessidade de uma dieta equilibrada e de exercícios físicos em dia como uma forma saudável e natural de combate à maioria das enfermidades.

Campanha continuará durante o mês de novembro

A divulgação da campanha, tal qual suas explicações sobre a doença, continuarão até o fim de novembro. Além da arrecadação de fundos para o hospital, a proposta é conscientizar o maior número possível de pessoas pelas redes sociais e em ocasionais intervenções urbanas.

Para o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o engajamento dos voluntários do centro universitário na divulgação e na organização do evento comprova o sucesso da campanha e sua relevância.

“A Uninter é composta de diversas frentes. Um grupo com diferentes ações que precisa estar presente naquilo que a sociedade mais precisa, que é a ajuda, o apoio em relação a essas demandas específicas”, ressalta. “A Uninter tem um papel frente a essas necessidades sendo que uma campanha dessa natureza para ajudar o Hospital Erasto Gaertner faz com que nós estejamos cumprindo o papel social de retribuir à sociedade algo que dê resultados”, complementa.

A representante da Fraternidade Feminina Bete Sita, Lúcia Godoi Gaio, relembra a importância da campanha para o cuidado geral com a saúde de homens e mulheres. “Esses cuidados devem ser do dia a dia, com exames pelo menos uma vez a cada ano. Queremos chamar atenção para a importância de ir até o médico para realizar os exames”, salienta.

“Sabemos que é bem difícil, temos problemas de falta de dinheiro ou de pessoas que deixam de fazer por medo de ir ao médico. Então, o evento de hoje basicamente é sobre isso, para que as pessoas possam realizar esses exames independentemente de classe social”, conclui Lúcia Gaio.

A continuidade da campanha pode ser acompanhada pelas redes sociais da CNU. Você pode fazer a sua doação pelo PIX [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *