Projeto [email protected]: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática

João Manuel Nunes Piedade, Ana Isabel Gonçalves Pedro, Abel Alexandre Silva, João Filipe Matos

Resumo


RESUMO

Este artigo apresenta a experiência de desenho e implementação de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática desenvolvida no âmbito do projeto Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab ([email protected]). O Projeto [email protected] financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assume que os programas de formação e os ambientes educativos enriquecidos com tecnologias digitais podem ser um fator importante no incremento da qualidade dos programas de formação inicial de professores e nas suas futuras práticas profissionais. Uma das fases do projeto consiste na pilotagem de módulos de formação, em dois ciclos consecutivos, com alunos dos mestrados em ensino (e.g. Biologia, Matemática, Informática, Economia). Cada ciclo de pilotagem implica o desenho de cenários de aprendizagem e a sua implementação junto de alunos do ensino básico e secundário, no âmbito da prática de ensino supervisionada de cada uma das especialidades de formação inicial. Os cenários de aprendizagem apresentam-se como uma forma de planificar atividades de ensino e aprendizagem que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com a resolução de problemas, colaboração, pensamento crítico e criatividade. Neste artigo apresenta-se o processo de desenvolvimento e os resultados do primeiro ciclo de pilotagem no mestrado em ensino da informática operacionalizado na produção e apresentação de vídeo cases. Cada vídeo case é composto por um cenário de aprendizagem e vídeo apresentação, um conjunto de Meta dados (e.g. escola, turma, disciplina, módulo, professores) e um conjunto de vídeos com testemunhos dos participantes.

Palavras-chave: Projeto [email protected] Cenários de Aprendizagem. Aprendizagem Enriquecida com Tenologias. Formação Inicial de Professores de Informática.

 

ABSTRAT

This paper describes the experience of design and implementation of learning scenarios in informatic initial teacher training developed under the scope of Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab Project ([email protected]). The [email protected] Project, funded by the National Science and Technology Foundation, assumes that technology enhanced teacher education programs may represent a relevant added value to the quality of prospective teachers’ training and therefore of their teaching practices. One of the project phases is them is about piloting training modules, in two consecutive cycles of implementation, within the Master Programs on Teaching (e.g. Biology, Mathematics, Informatics, Economics). Each cycle of piloting includes the design of learning scenarios by teacher educators and student teachers and its experimentation with basic and secondary school classes, under the scope of supervised teaching practices of each initial training specialties. Learning scenarios are a powerful way to planning learning and teaching activities to promote the development of competences related to problem solving, communication, collaboration, critical thinking and creativity. This paper presents the development process and the results of the first piloting cycle operationalized on the video cases production and presentation. Each videocase consists of a learning scenario description and presentation (in video animation), a set of metadata (e.g., school, students, topic, subject, student teacher and supervisor), a full and short version of scenario for download and a set of participants’ testimonials.

Keywords: [email protected] Project. Learning Scenarios. Technology Enhanced Learning. Informatics Initial Teacher Training.

RESUMEN

Este artículo presenta la experiencia de diseño e implementación de escenarios de aprendizaje en la formación inicial de profesores de informática desarrollada en el marco del proyecto Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab (TEL @ FTELab). El Proyecto TEL @ FTELAB financiado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología asume que los programas de formación y los ambientes educativos enriquecidos con tecnologías digitales pueden ser un factor importante en el incremento de la calidad de los programas de formación inicial de profesores y en sus futuras prácticas profesionales. Una de las fases del proyecto consiste en el pilotaje de módulos de formación, en dos ciclos consecutivos, con alumnos de los másters en enseñanza (referido Biología, Matemática, Informática, Economía). Cada ciclo de pilotaje implica el diseño de escenarios de aprendizaje y su implementación en los alumnos de enseñanza básica y secundaria, en el marco de la práctica de enseñanza supervisada de cada una de las especialidades de formación inicial. Los escenarios de aprendizaje se presentan como una forma de planificar actividades de enseñanza y aprendizaje que promueven el desarrollo de competencias relacionadas con la resolución de problemas, colaboración, pensamiento crítico y creatividad. En este artículo se presenta el proceso de desarrollo y los resultados del primer ciclo de pilotaje en la maestría en enseñanza de la informática operacionalizada en la producción y presentación de video cases. Cada video case se compone de un escenario de aprendizaje y presentación de vídeo, un conjunto de Meta datos (escuela, clase, disciplina, módulo, profesores) y un conjunto de vídeos con testimonios de los participantes.

Palabras clave: Proyecto TEL @ FTELAB. Escenarios de Aprendizaje. Aprendizaje Enriquecida con Tenologías. Formación Inicial de Profesores de Informática.

 

 



DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1495

Referências


CARROLL, J. Five reasons for scenario-based design. Interacting with Computers, 13(1), 43-60, 2000.

CARROLL, J., ROSSON, M., CHIN J. G., & KOENEMANN, J. Requirements development in scenario-based design. IEEE Transactions on Software Engineering, 24(12), 1156-1170, 1998.

CLARK, R. Accelerating expertise with scenario-based learning. Learning blueprint. Merrifield, VA: American Society for Teaching and Development, 2009.

MATOS, J. F. Princípios orientadores para o desenho de cenários de aprendizagem. Lisboa, Portugal: Projeto LEARN, 2010;

_____________. Princípios orientadores para o desenho de cenários de aprendizagem. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, 2014.

MISFELDT, M. Scenario based education as a framework for understanding students engagement and learning in a project management simulation game. The Electronic Journal of e-Learning, 13(3), 181-191, 2015.

TETCHUENG, J., GARLATTI, S., & LAUBE, S. A context-aware learning system based on generic scenarios and the theory in didactic anthropology of knowledge. International Journal of Computer & Applications, 5(1), 71-87, 2008.

WOLLENBERG, E., EDMUNDS, D., & BUCKE, L. Using scenarios to make decisions about the future: anticipatory learning for the adaptive co-management of community forests. Landscape and Urban Planning, 47 (1-2), 65-77, 2000.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Intersaberes - ISSN 1809-7286

PREFIXO DOI: 10.22169