O aluno deve entrar em contato com o GT de INTERNACIONALIZAÇÃO, via e-mail [email protected] e manifestar a sua vontade de estudar fora do país. Após esse contato, o GT de internacionalização encaminhará as orientações necessárias ao interessado e verificará com a Universidade de interesse a disponibilidade de vaga para intercâmbio.

Como a IES não possui datas fixas para ofertar as vagas de intercâmbio, o aluno deve ficar atento aos editais que são publicados no site da INTERNACIONALIZAÇÃO.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

  • Verificar se as instituições conveniadas com a UNINTER, no país de seu interesse, oferecem o seu curso ou cursos similares.
  • Possuir passaporte até o encerramento da inscrição, com validade de até 6 meses após o término aproximado do intercâmbio ou providenciá-lo antes do final do período de inscrição no intercâmbio.
  • Preencher TODOS os campos do formulário de inscrição.
  • É muito importante que os alunos fiquem atentos aos prazos dos programas de intercâmbio.

 

Primeiros passos

 

Antes de confirmar sua inscrição, verifique se você atende aos critérios dispostos nos editais de seleção do Programa de Intercâmbio.

  • Preencher o Formulário de Inscrição, indicando três alternativas de universidades conveniadas e o período que pretende fazer intercâmbio.
  • Enviar o formulário preenchido para o e-mail [email protected]
  • O GT de Internacionalização verifica, das três alternativas indicadas, qual universidade tem vaga para o período desejado.
  • Todos os estudantes inscritos passarão pelo processo seletivo da UNINTER e da instituição de destino, mas a decisão final sobre a aceitação do estudante ficará a cargo da instituição de destino, mediante apresentação dos documentos solicitados. Por isso, apenas o preenchimento deste Formulário de Inscrição não garantirá a sua vaga no Intercâmbio.

 

IMPORTANTE:

Para melhor rendimento acadêmico e pessoal, o candidato de intercâmbio acadêmico deve estar preparado para estudar e se comunicar no idioma do país de destino. Deve, portanto, ter fluência na leitura, escrita e conversação. Algumas instituições exigem exames que comprovem a fluência no idioma do país, como, por exemplo, os testes TOEFL e IELTS. Verifique com a universidade de destino quais são as exigências específicas quanto a essa comprovação.

 

Definir as disciplinas que vai cursar fora do Brasil.

 

Para definir quais disciplinas serão cursadas no período de intercâmbio acadêmico, o aluno deve solicitar ajuda ao seu coordenador (a) de curso e, juntamente, com ele (a), verificar quais disciplinas ainda faltam para ser cursadas. Depois disso, comparar com as disponíveis na universidade de destino, conforme ementa da disciplina do curso no qual pretende realizar o intercâmbio.

Em caso de dúvidas quanto às disciplinas ofertadas na universidade conveniada, o coordenador pode solicitar auxilio ao GT de Internacionalização, que deve buscar as informações sobre matrizes curriculares e planos de ensino necessários   com a instituição estrangeira.

Após análise da oferta de disciplinas do curso de destino e comparação com histórico escolar do aluno, feita em conjunto com o (a) coordenador (a) de curso, as disciplinas serão definidas e deverão constar no formulário de inscrição.