SEGUNDA GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PARA LICENCIADOS

GRADUAÇÃO 7 meses A Distância 760 horas Nota Mec: 5
Veja grade curricular
Garanta sua vaga e transforme seu futuro agora! Inscreva-se Gratuitamente
Para saber o valor da mensalidade, preencha os campos abaixo:
Mensalidade De: R$ XXX,xx
Por:
XXX,xx
XX,xx% de desconto*

Inscreva-se Gratuitamente
Diferenciais do curso
Estude no seu ritmo Estude no seu ritmo Nota máxima no MEC Nota máxima no MEC Curso de inglês grátis Curso de inglês grátis

SOBRE O CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PARA LICENCIADOS

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

A Segunda Graduação em Sociologia para Licenciados é voltada para profissionais que já possuem uma licenciatura. O curso tem duração de 7 meses e aproveitamento de 100% das disciplinas da primeira graduação em licenciatura, com dispensa automática e 760 horas a cursar. Durante os 7 meses de graduação, o estudante cursará 10 disciplinas regulares e 200 horas de atividades extensionistas. Serão considerados o TCC e o Estágio Supervisionado de sua primeira licenciatura, de modo que o aluno terá dispensa nessas disciplinas. O diploma do egresso, após a conclusão do curso, terá a carga horária integral de Licenciatura em Sociologia (3992 horas). O campo de atuação do Licenciado em Sociologia inclui a educação básica (ensino fundamental, ensino médio e EJA), cursos técnicos e a atuação como autor e analista de textos didáticos e teóricos, por exemplo.

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL COM SEGUNDA GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA EAD

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

O profissional licenciado em Sociologia pode atuar em instituições públicas e privadas de ensino formal, nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação para jovens e adultos (EJA), ou em contextos digitais de ensino. O profissional torna-se apto para o ensino de Sociologia. Além disso, ao buscar ampliação da formação, poderá atuar na educação superior.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA EAD

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

Com a Segunda Graduação em Sociologia da Uninter, o aluno aprenderá diferentes métodos, abordagens e técnicas de estudo para produzir conhecimentos sobre a vida em sociedade e desenvolverá habilidades para atuar no mercado de trabalho e na pesquisa. No âmbito da licenciatura, especificamente, você desenvolverá competências essenciais para:

  • facilitar a construção ativa do conhecimento pelos alunos;
  • incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio de atividades que promovam a exploração e a descoberta;
  • comunicar conceitos de maneira eficaz;
  • desenvolver estratégias de ensino adaptativas que respeitem a diversidade de aprendizado dos alunos;
  • integrar tecnologia de forma eficaz no processo de aprendizagem, oferecendo ferramentas que auxiliem os alunos na construção do conhecimento;
  • selecionar e utilizar recursos didáticos e tecnológicos que estimulem a investigação e a reflexão, promovendo uma aprendizagem ativa;
  • abordar conceitos sociológicos de forma transdisciplinar, conectando-os a outras áreas do conhecimento e à vida cotidiana dos alunos;
  • promover a inclusão e a equidade no ambiente educacional, criando oportunidades para que todos os alunos participem ativamente da construção do conhecimento;
  • estimular a criatividade e o pensamento inovador ao propor desafios que inspirem os alunos a explorar novas ideias e soluções;
  • avaliar continuamente o progresso dos alunos por meio de estratégias formativas que os ajudem a refletir sobre seu próprio aprendizado e a identificar novos desafios.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS DO CURSO

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

  • Fundamentos da Sociologia;
  • Introdução à Ciência Política;
  • Teoria e prática em Antropologia;
  • Teoria e prática em Sociologia contemporânea;
  • Tópicos especiais em Sociologia brasileira.

COMO FUNCIONA A PRÁTICA DO CURSO

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

O curso de Segunda Graduação em Sociologia para Licenciados é enriquecido com uma diversidade de práticas pedagógicas essenciais para o desenvolvimento profissional do futuro docente. O curso oferece atividades práticas locorregionais, nas quais os alunos aplicam o conhecimento produzido nas disciplinas para resolver problemas e situações concretas de suas comunidades, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa. Ainda no âmbito das práticas, oferecemos as Aulas de Laboratório de Experimentos Práticos e Interdisciplinares (LEPI), realizadas com o apoio de ferramentas tecnológicas avançadas que permitem a participação síncrona à distância. Nessas aulas, são exploradas técnicas de ensino utilizando materiais manipuláveis e abordagens metodológicas variadas, preparando os alunos para uma prática educativa criativa e adaptável.

PROGRAMAÇÃO

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

As aulas ao vivo são semanais e ocorrem durante as seis semanas de cada fase (horário de Brasília):

  • Semana 1: aula para CALOUROS/VETERANOS;
  • Semana 2: aula de Laboratório de Experimentos Práticos Interdisciplinares (LEPI) para calouros e veteranos;
  • Semana 3: aula para CALOUROS/VETERANOS;
  • Semana 4: aulas para Específico CALOUROS;
  • Semana 5: aulas para CALOUROS/VETERANOS;
  • Semana 6: aulas para veteranos e calouros.

PERFIL DO ALUNO

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

Os estudantes que buscam cursar Segunda Graduação em Sociologia EAD têm interesse pelas complexas dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais presentes na sociedade. Além disso, o curso também é destinado a estudantes que visam desenvolver e consolidar habilidades de pesquisa e habilidades profissionais, que lhes permitirão identificar, analisar e enfrentar desafios contemporâneos referentes às diferentes áreas de estudo e de atuação da Sociologia.

DIFERENCIAIS DO CURSO

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

  • Aulas ao vivo e ambiente de aprendizagem: assista às aulas interagindo ao vivo com os professores do curso e realize atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado por meio de um aplicativo exclusivo.
  • Mentoria dedicada: conte com o suporte de um professor mentor que o guiará em sua formação, oferecendo orientação personalizada e suporte contínuo para seu desenvolvimento profissional.
  • Biblioteca Virtual: tenha acesso à Biblioteca Virtual gratuita e mergulhe em um acervo com mais de 100 mil títulos de diversas editoras brasileiras.
  • Suporte integral: conte com um suporte integral e tire suas dúvidas de secretaria com os atendentes da Central de Atendimento On-line. Dúvidas de conteúdo são atendidas pela tutoria, por professores-tutores.
  • Estude com professores especializados: nosso quadro docente é composto por mais de 75% de professores mestres e doutores.
  • Cursos de extensão: participe de cursos de extensão que complementam a sua formação. Você irá conhecer os programas Global Meeting, Chave Interdisciplinar e Competências e Empregabilidade.
  • Seja um pesquisador: faça parte do Grupo de Pesquisa EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas, que integra o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No grupo, você poderá desenvolver pesquisas científicas na Linha Intersecções: língua, cultura, história e tecnologias, e na linha Transdisciplinaridade e Práticas Sociais, exclusiva da área de Línguas e Sociedade.
  • Publique pesquisas científicas: você terá diferentes oportunidades de publicação acadêmica, tanto na revista científica Caderno Intersaberes como nas coletâneas anuais e bianuais de papers, resumos expandidos e artigos científicos organizados pela coordenação e pelos professores do curso em coautoria com estudantes.
  • Internacionalização: tenha acesso à processos seletivos com bolsa para estudar idiomas fora do país, promovidos pelo setor de internacionalização. Além disso, participe de palestras e reuniões de grupos de pesquisa com professores estrangeiros de diferentes universidades ao redor do mundo.
  • Curso de Inglês gratuito: você terá a oportunidade de realizar um curso de Língua Inglesa totalmente gratuito durante a vigência da sua matrícula.

HABILIDADES QUE VOCÊ IRÁ DESENVOLVER

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

A Segunda Graduação em Sociologia para Licenciados capacita para a compreensão de diferentes métodos, abordagens e técnicas de estudo para produzir conhecimentos sobre a vida em sociedade. O estudante desenvolverá habilidades teórico-metodológicas abrangentes e sólidas nas três áreas que constituem a identidade do curso: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Além disso, adquirirá ferramentas para articular teoria, pesquisa e prática social. Também estará apto a usufruir das ferramentas digitais na educação básica e será capaz de explorar tecnologias na educação de Sociologia para espaços midiáticos, entre outras funções relacionadas.

PORTARIAS E AUTORIZAÇÕES

0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!

0 pessoas interessadas neste curso hoje!

Reconhecido pela Portaria MEC nº 155, de 21 de junho de 2023, conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019.

Grade curricular geral
SEGUNDA GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PARA LICENCIADOS
UTA ACOLHIMENTO
Disciplina Ministrante Titulação Carga horária
Fundamentos da Sociologia Doacir Goncalves de Quadros Doutorado 56
Introdução à Ciência Política Lucas Massimo Tonial Antunes de Souza Doutorado 56
Teoria e Prática em Antropologia Eduardo Santana Valli Especialização 56
Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea Carlos Alberto Simioni Doutorado 56
Atividades Extensionistas: Diversidade Profissional, Cultural e Social Thiana Maria Becker Mestrado 200
Tópicos Especiais em Sociologia Brasileira Carlos Alberto Simioni Doutorado 56
Metodologia do Ensino de Sociologia Eduardo Santana Valli Especialização 56
UTA TÓPICOS EM SOCIOLOGIA
Disciplina Ministrante Titulação Carga horária
Sociologia Urbana e da Violência Cleci Elisa Albiero Mestrado 56
Teoria Sociológica e Feminismo Larissa Priscila Bredow Hilgemberg Especialização 56
Cultura e Pós-Modernidade Edna Marta Oliveira da Silva Mestrado 56
Introdução à Sociologia do Trabalho Guilherme Goncalves de Carvalho Doutorado 56
UTA DISPENSADA
Disciplina Ministrante Titulação Carga horária
Formação Inicial em Educação a Distância Desire Luciane Dominschek Lima Doutorado 56
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais I Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
História do Pensamento Sociológico Eduardo Santana Valli Especialização 46
Arte e Cultura Popular Marcos Ruiz da Silva Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais II Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Epistemologia das Ciências Sociais Guilherme Goncalves de Carvalho Doutorado 56
Língua Portuguesa Maristela dos Reis Sathler Gripp Doutorado 56
Meio Ambiente e Sustentabilidade Renata Adriana Garbossa Silva Doutorado 56
Relações Étnico-raciais: Africana, Afro-brasileira e Indígena Gisley Monteiro de Monteiro Mestrado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais III Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Educação e Trabalho Cicero Manoel Bezerra Doutorado 56
Libras Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santos Mestrado 56
Teoria Política Clássica Lucas Massimo Tonial Antunes de Souza Doutorado 56
Direitos Humanos Alvino Moser Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais IV Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos Douglas Henrique Antunes Lopes Mestrado 46
Teoria do Conhecimento Luis Fernando Lopes Doutorado 56
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais V Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Ética Global Katia Cristina Dambiski Soares Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais VI Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Religiosidades na América Latina Luiz Alexandre Solano Rossi Doutorado 56
Sociologia da Juventude Cleci Elisa Albiero Mestrado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais VII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais VIII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Pensamento Social e Político Brasileiro Karolina Mattos Roeder Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XIX Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
História Social e Econômica Moderna Maira de Souza Nunes Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais X Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Escola de Frankfurt e Teoria Crítica Doacir Goncalves de Quadros Doutorado 56
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XI Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Tópicos Especiais em Antropologia Contemporânea Larissa Priscila Bredow Hilgemberg Especialização 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Sociologia das Organizações Andre Peixoto de Souza Doutorado 56
Tópicos de Estudos Gerais Doacir Goncalves de Quadros Doutorado 56
Pesquisa Social Gisley Monteiro de Monteiro Mestrado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XIII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
História Social e Econômica Contemporânea Rodolfo dos Santos Silva Doutorado 56
Estatística Aplicada Nelson Pereira Castanheira Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XIV Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Vertentes Historiográficas do Século XX Eduardo Santana Valli Especialização 56
Didática Sonia de Fatima Radvanskei Mestrado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XV Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Currículo e Sociedade Dinamara Pereira Machado Doutorado 56
Avaliação, Educação e Sociedade Rita de Cassia Turmann Tuchinski Especialização 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XVI Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Administração Pedagógica: Instrumentos Legais Gisele do Rocio Cordeiro Doutorado 46
Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos Mariana Bonat Trevisan Doutorado 56
Antropologia e Sociologia da Educação Eduardo Santana Valli Especialização 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XVII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Educação Especial e Inclusiva Viviane Schueda Stacheski Mestrado 56
Psicologia da Educação Genoveva Ribas Claro Mestrado 46
Filosofia da Educação Luis Fernando Lopes Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XVIII Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Geografia Social e Cultural Maria Eneida Fantin Mestrado 56
Ética, Estética e Educação Andre Luiz Pinto dos Santos Mestrado 56
Docência de Sociologia no Ensino Médio Karolina Mattos Roeder Doutorado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais IX Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Teoria da Democracia Andre Luiz Moscaleski Cavazzani Doutorado 56
Elites e Poder Douglas Henrique Antunes Lopes Mestrado 46
Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais XX Crisbelli Djamilli Domingos Mestrado 10
Pensamento Histórico no Brasil Maira de Souza Nunes Doutorado 56
Relações entre História e Antropologia Rodolfo dos Santos Silva Doutorado 56
História, Política, Economia e Cultura no Século XIX Karolina Mattos Roeder Doutorado 56
Estudos Migratórios e Dinâmicas Sociais Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha Especialização 56
Geografia Regional e do Brasil Maria Eneida Fantin Mestrado 56
Relações entre História e Sociologia Doacir Goncalves de Quadros Doutorado 56
Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso Mariana Bonat Trevisan Doutorado 56
Atividades Extensionistas: Temas Integradores Adriano Sousa Lima Doutorado 200
Estágio Supervisionado: Educação Básica (EI - EF - EM - EJA) e Profissional Kellin Cristina Melchior Inocencio Doutorado 200
Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos Maria Eneida Fantin Mestrado 200
DISCIPLINAS ELETIVAS
Eletiva I
Disciplina Ministrante Titulação
Regimes Políticos e Sistemas de Governo Luiz Domingos Costa Mestre
Sociologia das Organizações Cleci Elisa Albiero Mestre
Elites e Poder Douglas Henrique Antunes Lopes Mestre
Eletiva II
Disciplina Ministrante Titulação
Política Comparada Helio Rubens Godoy Lechinewski Mestre
Religiosidades na América Latina Luiz Alexandre Solano Rossi Doutor
Fundamentos Teóricos, Metodológicos e Sociais da Linguística
Eletiva III
Disciplina Ministrante Titulação
Partidos Políticos no Brasil Jorge Luiz Bernardi Doutor
Comunicação e Política Doacir Goncalves de Quadros Doutor
Questão Indígena no Brasil: Uma Perspectiva Histórica Karina da Costa Santos Especialista
Eletiva IV
Disciplina Ministrante Titulação
Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil Eduardo Santana Valli Especialista
Políticas Sociais: Cidades e Habitação Valdirene da Rocha Pires
Responsabilidade Social e Empresarial Rodrigo Berte Doutor