Programação


14 de Novembro (Quinta-Feira)

09h às 17h Credenciamento – Bloco verde PUCPR
13h30 às 16h Oficinas (máximo 40 pessoas por oficina)
1. Lazer e Hotelaria – Prof. Me. Cleber Mena Junior Leão.
Ementa:
Características dos Hóspedes. Atividades recreativas para diferentes espaços. Eventos para todas as idades. Dinâmicas de sociabilização e integração de grupos turísticos e de lazer.

2. Turismo, Memória e Identidade – Profª Dr.ª  Laura Alice Rinaldi Camargo.
Profª. Me.  Danielly Dias Sandy.
Ementa:
Conceitos de memória e identidade. Educação Patrimonial. Saúde Cultural desenvolvido pela museóloga Heloísa Helena Costa. Museu enquanto um espaço de lazer.

3. Lazer e Artes        –  Prof. Esp. Andre Luiz Pinto dos Santos.
Ementa:
Elaboração de molde em alginato. Replica de parte(s) do corpo por meio da utilização de gesso. Elaboração de desenho clássico por meio da técnica do “cast drawing”.

4. Lazer e o Universo Digital –  Prof. Me. Rafael Kanitz Braga.
Ementa:
O Lazer como fenômeno social. As características do lazer e suas tendências na sociedade contemporânea / digital. Mídias, jogos online, internet.

5. Lazer e Idosos     – Prof. Dr. Ricardo Rosa.
Ementa:
Exercícios e tarefas que estimulam a atenção, a memória e o aprendizado por meio da ludicidade e do movimento.

6. Turismo e história: visita guiada no cemitério (externa) – Profª. Me Clarissa Grassi Dias.
Ementa:
Resgate da história e da memória de personalidades e anônimos sepultados no local. Temas que serão abordados: história, arquitetura, geologia e arte.
 
7. Desenvolvimento de ferramentas estratégicas para gestão das experiências de lazer -Prof. Dr. Antônio Carlos Bramante.
Ementa:
Princípios de gestão e sua aplicação no campo do lazer; Modelo “Oferta/Demanda”; Elementos essenciais para a construção de uma política pública de lazer; Espiral estratégica de abordagem comunitária; Pesquisa diagnóstica de ambientes de lazer; Inventários de lazer; Pesquisa sobre os hábitos de lazer do usuário real e método para identificar usuários em potencial; Estudos de viabilidade e índice de sustentabilidade múltipla de espaços/ equipamentos de lazer; Modelo multidimensional de gestão das experiências de lazer e Pirâmide inversa das prioridades na gestão das experiências do lazer .

8. Lazer e o corpo que brinca, joga e se recreia na era virtual – Prof. Me.  Hani Awad.
Ementa:
Importância da recreação e do lúdico na era digital.  Da fantasia as práticas recreativas, brincadeiras cantadas e jogos de desafios em situações diversificadas.

9. Planejamento de espaços e equipamentos – Prof. Me. Luiz Wilson Pina.
Ementa:
Processo de Planejamento de Equipamentos de Lazer adequado às condições sociais, econômicas, culturais e ambientais brasileiras, considerando as características da cidade, dos seus espaços e das formas de uso dos mesmos por seus habitantes em atividades de lazer.
13h30 às 16h Encontros Institucionais
ANPEL – Associação Brasileira de pesquisa e pós-graduação em Estudos do Lazer

ABRE ­– Associação Brasileira de Recreação

CBCE – Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte
16h às 17h Intervalo
17h às 18h30 Sessão científica I (Comunicação oral)
19h Cerimônia de abertura
19h30 às 20h30 Conferência de abertura do ENAREL 2019
(Lazer e Envelhecimento na era digital) (transmissão ao vivo)
Prof. Dr. Cloves Amorim – PUCPR
Conteúdo:
O aumento da longevidade populacional é uma realidade em vários países e tem levado diversos profissionais e pesquisadores a estudar o assunto. Para compreender as questões do lazer ligadas ao envelhecimento e a influência dos recursos digitais, o palestrante se propõe a apresentar um panorama sobre a temática, convidando os participantes a refletirem sobre a questão.
20h30 Atividade artística
20h45 Coquetel
   

15 de Novembro    (Sexta-Feira)

9h às 10h30 Mesas temáticas
Mesa 01:
Lazer e Mídia: perspectivas e desafios (transmissão ao vivo)
Prof. Dr. Everson Araújo Nauroski
Prof. Dr. Guilherme Carvalho – UNINTER
Conteúdo:
Convidamos os palestrantes para discutir os hábitos e costumes geracionais relacionados às diferentes mídias e as possíveis influências destas na vida cotidiana dos indivíduos.
Mesa 02: Lazer, longevidade e qualidade de vida.
Prof. Dr. Ricardo Rosa – PUCPR
Profª. Dr.ª Mariluci Hautsch Willig.
Conteúdo:
Discussão da temática do envelhecimento sob a influência de um estilo de vida ligado ao lazer e à recreação e os impactos disso na qualidade de vida da população idosa.
10h45 às 12h Encontros Temáticos Institucionais (Primeira Etapa)
Os encontros temáticos institucionais foram criados com o objetivo de analisar e questionar situações pertinentes ao exercício profissional e acadêmico nas diversas áreas socioculturais do lazer. Têm a proposta de reunir profissionais e pesquisadores atuantes em determinados segmentos, no domínio do lazer, para dialogarem com seus pares sobre o desenvolvimento e prospecção de ações no intervalo de tempo entre as edições do evento. Os ETIs visam ainda aproximar os diversos segmentos à temática central de discussão do ENAREL 2019, tornando-se um referencial de intercâmbio nacional de experiências e conhecimentos neste campo de saberes.
I – ETI do Setor Público Participam profissionais e pessoas que atuam ou são interessadas nos desafios da gestão do lazer e recreação nos âmbitos públicos federal, estadual e municipal.
II – ETI do Setor Privado- Participam profissionais, empreendedores, empresários, consultores e demais interessados que atuam ou pretendem atuar no campo do lazer, entretenimento e recreação em empreendimentos do setor privado.
III – ETI Clubes sociais e Sistema “SParticipam colaboradores em todas as frentes de atuação e interessados no campo do lazer e recreação das entidades do Sistema “S”, como Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sest, Senat, Sebrae, Senar, Sescoop e também dos clubes sociorrecreativos.
IV – ETI do Terceiro Setor –Participam pessoas que atuam ou pretendem atuar em organizações privadas sem fins lucrativos como fundações, entidades beneficentes, entidades sem fins lucrativos, ONGs – organizações não governamentais, empresas com responsabilidade social, no desenvolvimento do lazer e da recreação
V – ETI de Professores e Pesquisadores em Lazer – Participam educadores, pesquisadores e interessados na produção de conhecimento em lazer e recreação no âmbito de instituições de ensino, pesquisa e extensão.
13h30 às 15h30 Sessão científica II (Comunicação oral)
Inclusão de 4 apresentações virtuais (Internacionais)
15h30 às 16h30       Coffee break (Café, música e artes)
16h30 às 18h Conferência 1: Lazer, formação e atuação profissional (transmissão ao vivo).
Prof. Dr. João Eloir Carvalho – PUCPR.
Profª. Dr.ª Laura Alice Rinaldi Camargo – UFPR.
Esp. Rodrigo Ataíde – IRPE.
Profª Dr.ª Dinamara Machado – UNINTER. 
Conteúdo: Os palestrantes foram convidados a debater sobre o processo de formação dos profissionais que atuam com lazer e recreação. Sob diferentes olhares, a proposta é discutir as competências necessárias a esses profissionais, levando em consideração o contexto atual das questões do envelhecimento em uma sociedade cada dia mais digital. 

Atividade especial (por adesão):

Bike & Bar – visitando os bares de Curitiba de bicicleta

http:// http://kuritbike.com/#como_funciona

Roteiros Curta Curitiba

http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/preview/sTtASLCmhJstmSJ6dLL0jTwq$42;jnGvFIKf3uPGphHTro=


16 de novembro (Sábado)



8h30              

Café da manhã no campus

9h às 10h30


Mesas temáticas
Mesa 03: Lazer e envelhecimento: memória, práticas e lugares
  (transmissão ao vivo)    
 Prof. Dr. Vitor Melo – UFRJ
Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani – USP
Conteúdo: As cidades e as práticas de lazer constituem aspectos simbólicos na memória cultural dos indivíduos e contribuem para a construção da identidade das pessoas. Desta forma, os palestrantes foram convidados para falar sobre a cidade, enquanto organismo vivo, e a construção das sociabilidades e práticas dentro de um processo temporal que liga o passado e o presente.
Mesa 04: Lazer e a emergência de novas práticas
Prof. Dr. Ricardo Ricci Uvinha – USP Leste
Prof. Dr. Giuliano Pimentel – UEM 
Conteúdo: O surgimento de grupos sociais com atividades específicas de lazer tem apresentado distintas formas de sociabilidade. Práticas ligadas ao movimento vintage, ao “resgate” de práticas “tradicionais”, a atividades ligadas ao turismo de aventura e, ainda, a novas tendências como o lazer virtual tem provocado nas pessoas a construção de novos sentidos do lazer
.


11h às 12h30 

  
Encontros Temáticos Institucionais (Segunda Etapa)
14h as 15h       Sessão científica III (Apresentação de pôster) 
15h30 às 16h30 Conferência 2: Lazer, mercado e sociedade.
(transmissão ao vivo)
Prof. Dr. Antônio Carlos Bramante
Prof. Dr. Helder Isayama – UFMG
Conteúdo: O processo de envelhecimento da população e a significativa influência do universo digital na vida das pessoas têm provocado os profissionais e pesquisadores do lazer a buscar informações para compreensão do cenário que está se consolidando. Esta palestra se propõe a trazer reflexões a respeito das formas de comportamento vinculadas ao mercado de consumo do lazer.

16h30 às 17h

Avaliação, encerramento e escolha de sede do ENAREL – 2021