Movimento ENAREL – Festival Nacional de Recreação e Lazer

No intuito de ampliar o alcance das discussões e aproximar da comunidade as atividades técnico-científicas do ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer –  surgiu o Projeto MOVIMENTO ENAREL, que propõe a disseminação de ações diversas dentro do universo da recreação e do lazer. Gestores, técnicos, professores, estudiosos, líderes comunitários, comunidades religiosas, escolas, SESC, SESI, ONGS, gestores públicos, clubes, empresas privadas, e outros grupos ou entidades são estimulados a desenvolver práticas de recreação e lazer na coletividade em que estão inseridos.

A ideia

Levar às pessoas de diferentes regiões, com diferentes características sociais, econômicas e políticas, a oportunidade de vivenciar, experimentar e discutir as questões que envolvem a recreação e o lazer através de ações que se aproximem da temática central desta edição do  ENAREL.

A proposta

Os grupos interessados em promover ações de recreação e lazer para sua comunidade poderão desenvolver atividades que levem às pessoas a vivenciar diferentes experiências ligadas a esta temática.

Durante a semana de 11 a 17 de novembro de 2019, você poderá organizar em sua cidade, no seu bairro, na sua escola, no seu clube, na sua empresa, ou em qualquer comunidade em que você esteja inserido, atividades que tenham relação com o tema recreação e lazer.

O que fazer

Não há limites ou restrições quanto ao que fazer, ao número de pessoas atendidas ou à duração da atividade. Pode ser uma caminhada, uma palestra do tema, uma sessão de ginástica com idosos, uma tarde recreativa, uma visita a um asilo com grupos de alunos, uma gincana com finalidade filantrópica, um show musical, oficinas de trabalhos artesanais ou qualquer outra ação que sua criatividade permitir.

Não é necessário criar algo novo! Caso você já tenha algo programado para o período, basta adaptar a ideia criando uma identidade visual para o evento que se aproxime da temática do ENAREL e da programação visual sugerida pelo MOVIMENTO ENAREL. Assim, você aproveita a estrutura do seu evento adaptando a identidade visual conforme material de divulgação disponibilizado.

Como fazer

Sugestão de cronograma:

ATIVIDADES Jul Ago Set Out Nov
Elaboração do projeto X        
Elaboração da programação X        
Orçamentos X        
Aprovação dos recursos e captação   X X    
Reserva da data e local   X      
Confirmação com os professores / palestrantes / convidados / parceiros     X    
Reunião com a equipe de trabalho     X X X
Estratégia de divulgação       X X
Compra, locação e/ou empréstimo de materiais       X  
Divulgação e mobilização da comunidade     X X X
Realização do(s) evento(s)         X
Postagem de fotos e vídeos nas redes sociais         X
Reunião de avaliação e feedback         X

 Orientações gerais:

  1. Toda a comunidade pode participar como realizadora do evento;
  2. A responsabilidade da organização, forma de controle, acompanhamento, custos e direção é daquele propuser o evento;
  3. Público de interesse:  a comunidade em geral. Neste ano, como a temática é “lazer e envelhecimento na era digital”, é sugerido dar atenção especial aos idosos;
  4. Ações sugeridas:
    1. Oficinas de lazer digital (games, jogos online, acesso a vídeo, etc);
    2. Festa com karaoquê virtual;
    3. Vídeo conferências com profissionais de saúde física e mental;
    4. Torneio virtual de jogos de tabuleiro;
    5. Passeio virtual por diferentes culturas e países;
    6. Tarde dos jogos eletrônicos (Fliperama, jogos de luta, tiro, dança, arremesso, etc.);
    7. Sessão de cinema 3D e 4D.
  5. Após a realização do evento, envie para o nosso e-mail fotos e/ou vídeos dos melhores momentos. A sua atividade será postada nos nossos canais de comunicação e apresentada no ENAREL.