A inserção do lúdico como ferramenta no processo de aprendizagem em ciências e biologia

Carlos Augusto da Silveira, Henrique Chupil

Resumo


 

RESUMO

O lúdico é uma ferramenta fantástica onde o aluno aprende brincando, não apenas como passatempo, mas sim como uma ponte ligando o conhecimento ao aluno de maneira muito mais atrativa. O objetivo deste trabalho é auxiliar professores interessados  em aplicar este método em sua aula, incluindo desde o ensino fundamental, médio e por fim, utilizando-o no ensino superior. Para isso, foi abordado de maneira sucinta como o cérebro aprende, e a evolução do ensino do método tradicional até o método inovador, e, posteriormente, a inserção do lúdico com exemplos bem fáceis e detalhados de jogos que podem ser utilizados para aquisição do conhecimento e a fixação dos conteúdos trabalhados em sala. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Por fim, o presente estudo serve como um auxílio aos professores na hora de inovar em suas aulas, pois instiga a trabalhar de maneira mais prazerosa com seus alunos, fazendo com que eles aprendam de uma forma divertida.

Palavras-chave: Lúdico, Ensino, Aprendizagem, Jogos.

 

 

 


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