GALERIA VIRTUAL

A Galeria Virtual é um espaço que visa valorizar e divulgar a produção artística dos alunos dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, de modo a incentivar o estudo das artes e contribuir para o acesso à produção de arte e cultura produzida em diferentes regiões do Brasil.

 

Objetivos da Galeria virtual

Contribuir para a construção de um portfólio de produção artística do(a) aluno(a) de Artes Visuais da modalidade EaD da UNINTER.

Democratizar o acesso às produções artísticas nas diferentes linguagens visuais, e em diversas técnicas, sejam tradicionais ou contemporâneas.

 Assegurar a difusão dos bens culturais a partir da exposição virtual das produções artísticas visuais dos alunos da Uninter residentes nas diferentes regiões do Brasil.

 

COMO PARTICIPAR

Podem participar da Galeria Virtual os alunos matriculados nos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais da UNINTER. Para isso, os alunos devem autorizar a divulgação de seu trabalho artístico por meio do termo de autorização de divulgação do trabalho artístico autoral

As produções artísticas serão selecionadas a partir dos portfólios elaborados pelos alunos durante os cursos de graduação em Artes Visuais da modalidade EaD.

Os critérios de seleção das produções artísticas estão disponíveis no Manual Galeria Virtual na aba “Manual de participação” deste site.        

A seleção será feita por uma equipe de curadores formada pelos professores dos Cursos de graduação em Artes Visuais da modalidade EaD. Essa equipe terá autonomia na seleção dos trabalhos,de modo a assegurar a soberania de suas decisões, não cabendo recursos.

 

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE CURADORES DA GALERIA VIRTUAL

A comissão de organização e seleção das produções artísticas da Galeria Virtual será presidida pelo seu coordenador, Prof Dr Ricardo Petracca, e pela equipe multidisciplinar de professores curadores com experiência na área artística seja como produtores em Artes Visuais culturais ou artistas atuantes nos circuitos culturais.

 

COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Prof. Dr. Ricardo Petracca

Doutor em Música (Musicologia) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); mestre em Música (linha de pesquisa – Processos Criativos/composição) pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em História da Arte: Música e graduação Superior de Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP0. Também possui licenciatura plena em Educação Artística com habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP).

Possui experiência na área musical, educacional (presencial e EaD) e produção educativa em diferentes mídias. Foi professor da disciplina de Artes do quadro próprio do magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná de 2002 a 2015. Além da docência nesse período, também atuou junto à equipe técnico pedagógica do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), participando da elaboração da proposta das diretrizes curriculares da disciplina de Artes para a EJA e também na elaboração de simpósios e eventos de formação docente.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5567366171687453

 

EQUIPE DE PROFESSORES CURADORES

Prof. Esp. Andre Santos

Mestrando em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (UP); É bacharel em de Pintura e licenciado em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP); Atua como tutor do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Possui experiência profissional como produtor artístico de representações pictóricas figurativas em diferentes técnicas de desenho e pintura.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9964830965243486

 

Profa. Dra. Cristiane Silveira

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016) e mestre em Filosofia pela mesma instituição (UFPR, 2010). É bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP,1997). Atua sobretudo nas áreas de Filosofia da Arte e Estética e História da Arte, com destaque para os seguintes temas: teoria e crítica das Artes Visuais; a Filosofia da Arte de Arthur C. Danto; arte estadunidense entre os anos 1950 e 1960; arte brasileira entre as décadas de 1970 e 1980. Atuou como professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006-2008), na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Embap (2014-2015) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2015-2017).

Desenvolve projetos de exposições de artes visuais (pesquisa, curadoria e mediação educativa), dentre os quais se destacam: Cada corpo tem o seu tempo — cada tempo tem o seu corpo (Sesc Paço da Liberdade, Curitiba, 2015), Geraldo Leão: pretérito presente (Museu Municipal de Arte, Curitiba, 2014), Sérgio Sister: a cor reunida (Museu Municipal de Arte, Curitiba, 2013), Célia Euvaldo: pinturas (Museu da Gravura Cidade de Curitiba, 2011) e Carlito Carvalhosa: meus olhos (Museu da Gravura Cidade de Curitiba, 2008-2009).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2956074708060837

 

Profa. Esp. Carla Nardes Biscorovaine

É graduada em Gravura pela Escola de Música de Artes do Parana (1995) e licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná (1998).Tem especialização em Estética para Arte-Educação, Tecnologias em Educação, Educação Inclusiva e Proeja. Atuou como professora colaboradora da Faculdade de Artes do Paraná – FAP (2003-2007). Como membro da equipe técnico pedagógica no Departamento de Educação de Jovens e Adultos, SEED (2004-2005), participou da elaboração da proposta das diretrizes curriculares da disciplina de Artes para a EJA e em eventos de formação docente para professores do estado do Paraná. Desenvolveu atividades de formação tecnológica para professores do PDE no CRTE- Núcleo de Curitiba em 2014.

Experiência na área de Artes Visuais com produção de pesquisa e projetos. Orientadora em pintura em tela desde 2001 e participa de exposições coletivas com produções artísticas em gravura, pintura e fotografia digital.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3039908784108383

 

Prof. Me. Danielly Dias Sandy

Museóloga COREM5 0117-II, mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2017), Sua pesquisa de mestrado deu ênfase às áreas de Políticas Públicas Culturais, Gestão Museológica e Sustentabilidade Financeira de Museus. Possui Especialização em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP (2007), e bacharelado em Pintura (2005) pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos sobre Cibermuseus – GREC, ligado ao Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos, e participou do Grupo de Estudos em Museologia, Museus e Monumentos – GREMM, ambos da Universidade Federal da Bahia. Ministrou aulas no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (Curitiba/PR), de 2006 a 2008.

 É membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores – ABRACOR. Trabalhou no Museu Oscar Niemeyer – MON (Curitiba/PR) de 2010 a 2013, desenvolvendo trabalhos nos setores de Ação Educativa e Planejamento Cultural. Trabalhou na Universidade Livre da Cultura – UNICULTURA (Curitiba/PR), com elaboração e produção de projetos culturais para editais e Lei de Incentivo (2014). Realizou atividade de Assessoria Museológica no Museu da Imagem e do Som do Paraná, MIS-PR (2017); Atualmente trabalha na Gestão Museológica do Museu Oscar Niemeyer (MON) e cursa Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Pesquisa principalmente as áreas de Museologia, Artes Visuais, Políticas Públicas para Cultura e Filosofia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0612865002561497

 

Prof. Me. Fabio de Castilhos Lima

Mestre em Poéticas Visuais pela Bauhaus-Universität Weimar (2013), especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e licenciado em Desenho pela mesma instituição (2007). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná, onde ministra a disciplina de Estágio em Artes II, Fundamentos da Representação Gráfica, Pintura 1 e Processos Criativos em Arte e Tecnologia: Portfólio. Atua e coordena o coletivo de arte SEM TÍTULO.

 Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em intervenção urbana e novas estratégias de arte, em Gestão Autônoma de Arte Contemporânea, com produção de projetos culturais e como docente de Artes Visuais no anos finais do Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Pós-Graduação. Atua também como docente na modalidade de ensino EaD.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5793846836636659

 

Profa. Me. Melissa de Melo Wakim

Docente nas áreas das Artes Visuais e Teatro. Pertence ao quadro efetivo de professores do Estado Paraná. Atua como professora tutora na modalidade EAD, no curso de licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional – Uninter. É Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, com pesquisa centrada nos seguintes temas: Arte, Educação e Interação. É especialista em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3956766195251412

 

Profa. Me. Monica Defreitas Smythe

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pelo Ibpex. Graduada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi professora da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter de 2001 a 2013, ministrando as disciplinas de História da Arte e Metodologia da Pesquisa. Elaborou o projeto e implantou o Centro Cultural Uninter, do qual foi coordenadora de 2002 a 2007. Elaborou o projeto e implantou o Programa de Iniciação Científica – PIC, do qual foi coordenadora de 2008 a 2011. Foi coeditora da revista científica Intersaberes. Nos anos de 2009 a 2011, e 2014, foi organizadora do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico UNINTER – ENFOC. Atuou como Editora Técnica de revistas científicas UNINTER. Fez parte da equipe da Coordenação de Pesquisa e Publicações Acadêmicas do Centro Universitário Internacional UNINTER de 2014 a 2017. Atualmente é professora tutora do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola Superior de Educação da UNINTER.

Experiências na área de Artes Visuais como ilustradora de livros a partir da produção artística de aquarelas figurativas ou abstratas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9143539142754894

 

Profa. Me. Regiane Moreira da Silva

Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2000); mestrado em Tecnologia pela UTFPR (2010). Atualmente, é professora da rede estadual de ensino do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas e docência no ensino da Arte e da História da Arte.Seus interesses recaem sobre o estudo do uso da tecnologia para aprendizagem dentro e fora da sala de aula e da leitura da imagem e da cor, tanto na Arte quanto na Comunicação Visual.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7382193709820298