Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Humanidades em Perspectivas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO PARA O CADERNO Humanidades em Perspectiva

Para submeter o seu artigo leia atentamente as orientações a seguir e siga os passos indicados listados na sequência. 

As áreas de interesse do Caderno Humanidades em Perspectiva é em Serviço Social, porém, pelo seu caráter interdisciplinar abrangerá debates em outras áreas do conhecimento, discutindo temáticas como: Formação, Praticas e Identidade Profissional; Trabalho e Processo de Trabalho; Movimentos Sociais, Estado e Cidadania; As políticas sociais no contexto atual e a relação com os Direitos Humanos. Os artigos, resenhas e resumos estendidos devem estar inseridos nestas temáticas. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    • O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento;
    • O texto deve ser embasado em um referencial teórico-conceitual; 
    • Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
    • Todos os artigos deverão incluir na autoria o(s) professor(es) orientador(es), que são os responsáveis pela orientação do trabalho a ser publicado;
    • Trabalhos, cujo o pesquisador não possuir vínculos com instituições de ensino, poderão ser publicados sem a presença do professor orientador;
    • As informações, como afiliação institucional, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial, deverão constar na primeira página em nota de rodapé.
    • Os artigos de desenvolvimento teórico são embasados em pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica.
    • Os trabalhos empíricos são embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.
    • Os artigos devem estar adequados as normas éticas de publicação CNPq - Ética e Integridade na Prática Científica - Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#etica 

  1. O processo de avaliação consta de duas etapas:

    • Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática; 

    • Revisão gramatical e ortográfica, bem como bibliográfica de responsabilidade dos autores;

  2. Critérios a serem considerados para avaliação:

    • Qualidade da redação e domínio da língua;
    • Qualidade no conteúdo apresentado: clareza na exposição das ideias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor; 
  3. O Referencial teórico-conceitual:

    • Deve refletir o conhecimento na área determinada;
    • Estrutura do texto: título/ resumo/ palavras- chave/ introdução/apresentação; 
    • Fundamentação teórica e desenvolvimento;
    • Discussão; resultados/considerações finais;
    • Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
    • Os artigos de desenvolvimento teórico e artigos baseados em pesquisas empíricas devem ter de 08 até 10 páginas de conteúdo;
    • Resenha críticas de livros e/ou teses devem conter no máximo até 5 páginas de conteúdo, seguindo as normas de formatação para artigo;
    • O resumo expandido deve conter de 3 a 5 páginas com referência, seguindo as mesmas normas de formatação para artigo;
  4. Tipo de arquivo e formatação básica.

    • Arquivo on-line em formato A4;
    • Editor de texto: Word ou Windows;
    • Margem superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita 2 cm;
    • Fonte: Arial tamanho 12;
    • Parágrafo, deslocamento primeira linha: 1,25, entre linhas 1,5;
    • Espaçamento entre texto e títulos 2 espaços de 1,5 e, 1 espaço entre título e o texto;
    • Alinhamento justificado;
    • Todas as páginas do documento devem ser numeradas no canto superior direito.
    • Incluir, tabelas, gráficos, ilustrações e referências consultadas.

    As ilustrações (gráficos, desenhos, etc.) devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviadas separadamente do texto, identificadas e numeradas em algarismos arábicos (imagens digitalizadas devem ser enviadas em JPG, resolução 300 dpis), e com a fonte.

    Numeração de tabelas e quadros
    As tabelas e quadros numerados consecutivamente em algarismos arábicos, com legenda.

    Notas de rodapé
    As notas de rodapé serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. Com utilização do tamanho da fonte10.

    Referências
    Devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).  E URLs para as referências de sites. 

  5. Identificação do artigo

    • Título

     Título do artigo em português: a primeira letra do título é maiúscula e as demais minúsculas; negrito; fonte Arial; tamanho 12; parágrafo centralizado).

    Obs.: O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.

    Nome do(s) autor(es) Colocar o nome completo do autor (Arial, 10, negrito, parágrafo alinhado a direita).

    Indicar, na nota de rodapé a titulação, afiliação e e-mail. 

     Resumo

    O resumo, segundo a NBR 6028 (ABNT, 2003) deve ser escrito em língua vernácula, é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não se deve ultrapassar a 250 palavras, sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou. a palavras- chave deve contemplar no máximo 3 a 4 descritores.

    Corpo do texto

    Introdução:

    A parte inicial, que explica o propósito e o alcance do trabalho, deve ser escrita de forma clara, objetiva para que o leitor tenha entendimento sobre o que será tratado no trabalho, sua organização e caráter didático de apresentação.

    Na introdução devém constar os elementos já referenciados no projeto de pesquisa, sendo eles, o tema, o problema, a justificativa, quais objetivos se pretende alcançar, a metodologia utilizada para a realização do estudo e as partes que compõe a estrutura do texto.

    A redação do artigo deve considerar o público ao qual se destina. A linguagem será gramaticalmente correta, precisa, coesa, coerente e, preferencialmente, em terceira pessoa ou utilizando a impessoalização textual.

    Desenvolvimento:

    No desenvolvimento e em seus subitens ou seções, discorre-se sobre a questão envolvida no tema, recorrendo às referências teóricas levantadas durante a pesquisa. Este é o momento mais “ robusto” e principal do artigo. Trata do assunto ou problema que se está abordando principalmente através de citações, de forma abrangente e objetiva, embora de extensão relativamente pequena.  É utilizado em revisões de literatura.

    As citações que dão sustentação e cientificidade a pesquisa, o trabalho só é considerado científico se baseando em publicações de obras de autores que já falaram sobre a temática em questão, são menções de outras fontes como, livros, periódicos, artigos, monografias, leis, revistas científicas, entre outros.

    Este tópico tem como base a norma da ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos, devendo ser consultada.

    Considerações Finais:

    Descreve em síntese, se o autor atingiu os objetivos da pesquisa. Analisa o desenvolvimento da fundamentação teórica e dos resultados da pesquisa. É também o momento em que o autor faz sugestões de futuros estudos e explicita suas reflexões finais.        

    Esta parte do trabalho pretende apresentar as principais conclusões, destacando o progresso e as aplicações que a pesquisa propicia.

    A escrita das considerações finais deve expressar a relação entre os objetivos do trabalho e os resultados encontrados. Pode ser iniciada com o que foi aprendido. Deve ser exposto de forma muito resumida e pontual as idéias principais e as contribuições que o trabalho proporcionou para a área de estudos.

    Nas Considerações Finais podem ser colocadas também as limitações do estudo com relação ao problema, sugestões de modificações no método para futuros estudos. Deve, portanto, abster-se do uso de citações. Destinando-se a demonstrar se as hipóteses foram confirmadas, quando houver, a responder às perguntas feitas no início do trabalho e a esclarecer se os objetivos fixados na introdução foram atingidos.

    O artigo pode ser enviado pelo link de submissão da plataforma em Caderno Intersaberes:Por postagem no site da revista, após cadastramento do usuário (neste caso, cadastramento do autor).As submissões que não estiverem de acordo com as normas acima serão devolvidas aos autores.

    IMPORTANTE: os artigos que não incluírem as referências no corpo do texto conforme as normas da ABNT serão rejeitados.

    Referências

    Referência bibliográfica é o conjunto de elementos que permitem a identificação de documentos no todo ou em parte, utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados.

    As referências bibliográficas devem ser alinhadas à esquerda e digitadas utilizando-se espaço simples entre suas linhas. Entre uma referência e outra deve-se adotar espaço duplo. 

    A ordem de apresentação das referências é alfabética de acordo com a entrada estabelecida, ou seja, sobrenome do autor, ou na falta desse, título do documento. As referências em formato eletrônico ou de “sites” devem fazer parte da mesma ordem alfabética.

    Todas as regras estabelecidas neste item seguem o preconizado pela norma ABNT NBR 6023:2002 e no livro Orientações e dicas práticas para trabalhos Acadêmicos, da editora Intersaberes, disponível na biblioteca virtual do Centro Universitário Internacional Uninter.

    IMPORTANTE: os artigos que não incluírem as referências no corpo do texto conforme as normas da ABNT serão rejeitadas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.