Youtubers levam o sucesso para a TV

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Tudo começou com uma brincadeira entre amigos, apenas diversão. Hoje os dois rapazes são referência para vários canais do YouTube brasileiro. Egresso do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Gilberto Bettinelli e seu amigo publicitário Elton Montanarin criaram o canal Let’s Go TV em 2016, e hoje vão além das telas do YouTube.

Os youtubers explicam que a ideia surgiu quando perceberam que em Curitiba não havia nenhum canal com “pegadinhas”. Como já faziam vídeos por diversão, uniram as ideias e criaram seu próprio canal para divertir a todos, principalmente os curitibanos. O canal aborda conteúdos de experimentos sociais, pegadinhas clássicas e também originais. Os temas são escolhidos em conjunto.

“Geralmente, quando definimos uma ideia estamos assistindo vídeos juntos. Assim, pegamos ideias de outros youtubers, geralmente ‘gringos’, porque embora no Brasil tenham vários canais muito bons, não queremos copiar. Então, pegamos referência de fora”, explica Gilberto. “Logo nas ideias já discutimos qual delas pode ter uma reação legal das pessoas e colocamos em prática”.

O sucesso do canal é tão grande que coleciona mais de 17 mil inscritos em menos de um ano e cerca de 710 mil visualizações. Por isso, os rapazes receberam a proposta de exibir seus vídeos na televisão. O primeiro convite partiu do Programa do Gugu, da Rede Record, com o experimento social como morador de rua. Logo depois, a RICTV ofereceu um quadro dentro do programa Cidade Alerta. Agora, fazem vídeos semanalmente para o programa Coisas da Gente, na Band Paraná.

Embora seja difícil de acontecer, com o tempo a plataforma do Youtube pode se tornar menos usada. Assim, eles já estudam outras possibilidades futuras. “Como a internet está sempre se reinventando, estamos sempre de olho em novos projetos. É como eu e o Gilberto conversamos, na Netflix, por exemplo, não existe nada nessa linha de humor. Então, pode ser uma oportunidade para nós, um mercado que ninguém explorou ainda”, diz Elton.

Os novos caminhos

A ideia de fazer vídeos para o Youtube vem conquistando muitos adeptos há anos. Tendo em conta que a plataforma audiovisual do Google está crescendo, a empresa resolveu oferecer uma assistência maior aos criadores de conteúdo. Com isso, existem alguns dos recursos que o Google disponibiliza, como a Escola do YouTube, que reúne diversos tutoriais feitos para desafiar e inspirar a criatividade dos produtores. As aulas dão todas as dicas de como filmar e editar vídeos.

Já o YouTube Spaces oferece workshops, além dos últimos recursos de produção disponíveis. O Diretório de serviços para criadores de conteúdo dá uma ajuda extra para desenvolver o canal. Por fim, uma das coisas que mais chamam atenção destes youtubers, o Prêmios para criadores de conteúdo, que a cada três grandes marcos do canal (100 mil, 1 milhão e 10 milhões de inscritos) premiam os criadores de conteúdo com um Botão Play de prata, ouro ou diamante para comemorar cada quantidade.

Clique aqui para assistir ao link do vídeo em que os youtubers fazem a experiência social como moradores de rua.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *