Uma vida para transformar outras

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Quando a gente faz o que ama, o trabalho deixa de ser uma atividade cansativa e se torna algo motivador. É com essa filosofia que Israel Costa obtém sucesso como master coach (técnico master em desenvolvimento de pessoas). Israel se formou em 2008 em Administração com ênfase em Marketing e Propaganda na Uninter, quando ainda trabalhava como gestor de uma multinacional. Para ele, ter escolhido o curso certo foi decisivo para o sucesso.

“A escolha da minha graduação foi fundamental primeiro por ser a ‘porta’ para o meu crescimento profissional dentro da multinacional em que eu trabalhava. Alguns anos depois, após sair da multinacional, decidi abrir a minha própria empresa e isso só foi possível em função do conhecimento que obtive por meio da minha graduação, juntamente com o exercício da prática”, conta.

Mas o êxito profissional de Israel se deu com muito estudo e dedicação, pois para se tornar um master coach, o nível mais alto do coaching, foi necessário empenho. Como diz ele, é uma construção contínua que já completa dois anos.

“Todas as ações que tomei ao longo da minha carreira foram direcionadas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto mais eu estudava o tema – desenvolvimento humano – mais apaixonado eu ficava. Após conhecer o processo de coaching, pude conferir o poder desta ferramenta para o desenvolvimento da alta performance pessoal e profissional e não tive dúvida quanto ao que eu deveria fazer. E assim surgiu o desenvolvimento da minha empresa como coach”, explica.

O termo coach ainda é pouco conhecido no Brasil, mas seu crescimento é constante. “A palavra coach significa técnico e existe todo um contexto histórico até o coaching chegar ao modelo de negócio que se conhece atualmente. Contudo, é importante entender o uso correto dos termos: coach é a pessoa tecnicamente preparada que conduz o processo, já o coachee é o cliente que recebe o atendimento e, por fim, coaching é o nome dado ao processo”, explica Israel.

Essa área que permeia o marketing pessoal e a administração é de grande importância para diversas pessoas e setores. “O processo é utilizado tanto para atender empresas que têm por objetivo desenvolver seus líderes e colaboradores potencializando seus resultados, como para pessoas físicas que visam melhorar sua performance, seja financeira, profissional, conjugal, saúde, espiritual, social, emocional, familiar, entre outras. Mas, antes de atuar efetivamente como coach é necessário passar pela escola de formação e realizar todos os cursos para obter a certificação”, diz.

“O principal objetivo do coaching é promover transformação na vida das pessoas, e quando digo transformação estou falando de algo profundo e duradouro. Muitas pessoas têm metas e objetivos que nunca realizam, nunca saem do papel, sonhos engavetados, livros lidos pela metade, dietas iniciadas e não concluídas, relações pessoais e profissionais mal definidas, entre muitos outros fatores que limitam a performance pessoal e profissional”, enumera Israel.

“O coaching é a ‘cura’ para tudo isso. Ele promove mudanças por meio da reprogramação de crenças e padrões comportamentais. Desta forma, minha função como coach é conduzir as pessoas para o alcance de suas metas e objetivos pessoais e profissionais no menor espaço de tempo possível, através do uso de ferramentas apropriadas”, conclui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *