Oito viagens de ida e volta à Lua sem sair da Terra

 

Mauri König – Jornalista

Imagine oito viagens de ida e volta à Lua em apenas um ano. Ou 142 voltas em torno da Terra nesse período de 365 dias. Ou ainda um bate-e-volta 7 milhões de vezes entre Rio e São Paulo pela BR-116. Os 6,2 milhões de quilômetros que permitiriam essas viagens improváveis na verdade são bem reais. Foram percorridos por barcos e caminhões em 2016 a serviço do Centro Universitário Internacional Uninter para fazer o conhecimento chegar aos mais diferentes rincões do Brasil.

Esses veículos transportaram nesse período 660 toneladas de livros e outros materiais didáticos. Uma logística que envolveu dois mil colaboradores da Uninter e das empresas transportadoras contratadas para essa finalidade. Eles fizeram a distribuição de 1,5 milhão de publicações em 5.160 entregas entre janeiro e dezembro, para os mais de 470 polos da Uninter nos 26 estados e no Distrito Federal. O ponto mais longínquo de entrega foi Boa Vista, distante 4,8 mil quilômetros de Curitiba, cidade-sede da Uninter.

Imagine também como é fazer essa estrutura gigantesca funcionar redondinha. “Criamos ao longo dos anos uma forma de trabalhar que não é esforço para ninguém da equipe. Todos trabalham com planejamento, metas e objetivos claros, faço follow up (acompanhamento) individuais diariamente e follow up semanais com a equipe. Minhas contribuições na gestão baseiam-se nas orientações e sugestões de direcionamento”, diz o gerente de suprimentos, compras e logística da Uninter, Alvaro Alberto Rech.

Profissional de logística há mais de 20 anos, Alvaro desempenhou a maior parte de suas atividades em indústrias de grande porte e empresas de distribuição. Ao ingressar na Uninter, há cinco anos, constatou que estava em uma empresa de forte estrutura física (local para armazenagem, picking, distribuição e área administrativa). Identificou pontos a serem melhorados em planejamento, processos estruturados, conexão da logística com os clientes e fornecedores internos e externos.

Logo, trabalhou para identificar e catalogar o estoque, separar itens obsoletos dos ativos e endereçar o estoque para assim viabilizar a localização dos itens e análise do fluxo dos pedidos. Em paralelo, trabalhou o planejamento, os processos e a conexão da logística com os clientes internos e externos. “Com apoio de TI e da nossa diretoria, conseguimos grandes avanços nos processos, controles internos e com investimentos na estrutura de armazenagem e de embalagem. Isso propiciou resultados diretos no aumento da produtividade em mais de 600%”.

Para atender a estrutura e buscar custos competitivos, foi preciso subir de três para 20 os fornecedores de serviços de transporte nos modais rodoviário e aéreo. Com apoio do setor acadêmico, que é o maior cliente interno, o Setor de Logística conseguiu planejar toda a cadeia de distribuição e fazer a entrega dos materiais didáticos aos alunos veteranos antes do início das aulas, evitando os atrasos que antes ocorriam.

Benhur Gaio, Reitor da Uninter, ressalta a relevância do profissionalismo no Setor de Logística, pois, segundo ele, é fundamental aos processos de aprendizagem que os alunos sejam atendidos com qualidade em todas as áreas da instituição, e a Logística é referência, tanto interna quanto externamente.

Hoje, Alvaro está à frente de uma equipe de excelência, com resultados equivalentes aos melhores do mundo. Por exemplo: acurácia de 99,98% do estoque em 2016, auditado pela Pricewaterhousecoopers (PWC), performance de entrega de 99%, acurácia do planejamento de 95% e redução de 55% nos custos logísticos. Isto é, a equipe consegue fazer mais com menos. “Tem como não ser gratificante ser responsável por esta equipe?”

Alvaro explica que a filosofia da equipe está no kaizen, expressão derivada do japonês para definir à adoção de práticas que resultam na melhora contínua nos processos de manufatura, engenharia e gestão de negócios no meio empresarial. “Sempre é possível melhorar o que estamos fazendo”.

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Oito viagens de ida e volta à Lua sem sair da Terra

  1. Meus sinceros parabéns para toda e equipe. São realmente profissionais de altíssima performance. Mais do que redução de custos tenho certeza de que o sucesso de todo esse esforço retorna em CONFIABILIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *