Faça o seu currículo trabalhar por você

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

A era digital tem alterado vários setores, entre eles o de recrutamento e seleção de pessoas. A expressão latina curriculum vitae, ou “currículo da vida” (profissional), serve para descrever a trajetória profissional. Se antes ele era feito apenas em papel, hoje pode ser visualizado em vídeo ou infografia, por exemplo.

No vídeocurrículo, o candidato narra suas habilidades e experiências profissionais em vídeos disponibilizados em uma plataforma como o YouTube, cujo link é enviado a sites de recrutamento. O currículo visual é uma infografia com informações e serve para várias profissões. Há ainda o Linkedin, rede social profissional para visualização online do currículo.

E o currículo tradicional, em papel, não é mais usado? É necessário, sim, tê-lo tanto online quanto em papel, bem escrito, atualizado e citando os principais pontos e conquistas profissionais. A consultora de carreira e headhunter Fabiana Schneider diz que o currículo é muito mais importante do que se imagina. “Na maioria das vezes, é a primeira impressão sobre você nas etapas iniciais de um processo seletivo”.

Mesmo que você seja indicado para uma vaga, o currículo é fundamental. Segundo a consultora, muitas vezes ele é uma etapa eliminatória. Quanto mais ficar demonstrado uma sólida formação acadêmica-profissional, mais chances de contratação você terá. Por isso, evite parar apenas no curso de graduação. Há muitas possibilidades disponíveis.

A Uninter, por exemplo, oferece 50 cursos de graduação e 180 de pós-graduação presenciais e a distância (EAD), além de 40 cursos de extensão de curta duração. Clique sobre as palavras destacadas para conferir os cursos de graduação em EAD, pós-graduação em EAD, graduação presencial, pós-graduação presencial, mestrado, graduação semipresencial e cursos de extensão.

 

Dicas de Fabiana Schneider para incrementar o currículo

Cabeçalho: nome completo, cidade; e-mail pessoal; telefone celular com DDD. Inove colocando o link do seu Linkedin.

Objetivo:  aqui o recrutador poderá encontrar o primeiro diferencial do candidato. É importante você colocar o cargo pretendido e duas ou três palavras-chave que refletem quem você é como profissional, como um título profissional. Exemplo:  Engenheiro Civil especialista em obras comerciais, residenciais e escolas.

Minicurrículo: pode ser uma opção interessante para substituir a antiga carta de apresentação. Cite seu lado acadêmico, quantos anos de experiência profissional em quais cargos, áreas e segmentos de empresas trabalhadas. Um exemplo prático:

Graduado em Administração de Empresas, possui 5 anos de experiência profissional em empresas nacionais e familiares dos segmentos de alimentos e confecção, atuando em áreas de contas a pagar, contas a receber, compras e gestão financeira, além de experiência na elaboração, análise e gestão do fluxo de caixa, relatórios e indicadores, e negociação com fornecedores. Usuário do sistema XX, EXCEL avançado, tenho inglês intermediário e disponibilidade para viagens. Sou casado e adoro fotografia.

Formação acadêmica: cite o nome do curso, instituição de ensino, ano de conclusão e caso tenha estudado fora de sua cidade atual escreva onde foi. O tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser incluído.

Idiomas: incluir leitura, escrita e conversação. O português fluente/nativo no Linkedin, tem siso um diferencial para empresas internacionais na contratação de brasileiros. Segue um link gratuito para testar seu idioma.

Experiências profissionais: sempre da mais recente para a mais antiga, aqui não existe regra se em 1ª ou em 3ª pessoa, mas tente evitar mais de 6 ou 7 linhas na descrição de cada cargo.  Logo abaixo do nome da empresa, como extra, coloque uma brevíssima descrição dela, qual o segmento de atuação, se nacional, se multinacional, afinal é impossível os recrutadores conhecerem todas as empresas no mercado. A grande dica é usar frases com verbos de ação e um diferencial é citar números (que não sejam sigilosos) sobre os resultados alcançados com seu trabalho ou de toda a equipe.

Cursos: o ideal é citar os mais recentes, presenciais ou a distância, nacionais ou internacionais, de curta ou média duração, e também participação em feiras e eventos. Cite apenas os relevantes.

Outras informações: aqui você poderá falar de trabalhos voluntários (sem remuneração), período sabático, referências profissionais, prêmios e outros.

O que evitar

Não se usa mais:  colocar dados de identificação como RG ou CPF, e evite endereço residencial por segurança.

Salário: não é um assunto para se escrever no currículo, salvo se uma vaga em especial peça que inclua. Geralmente remuneração (salário e benefícios) é discutida em outras etapas do processo de recrutamento.

Foto: somente se for pedido, coloque então uma foto do rosto, sozinho, com boa definição e iluminação, um sorriso tranquilo e vestimenta tendendo mais ao formal do que informal.

Evite erros de português e concordância. Peça para alguém revisar e discutam o que pode ser corrigido.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *