Para não errar mais no português

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Português ou língua portuguesa, o fato é que nosso idioma requer atenção para que não cometamos infrações às normas gramaticais. A educação básica tem um papel fundamental para a formação de cidadãos que sejam capazes de dominar o idioma. Em meio a tantas regras, muitos se confundem e acabam cometendo deslizes, seja em conversas descontraídas ou mesmo no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa informal realizada na Escola Superior de Educação da Uninter revelou que os temas com os quais os profissionais desse setor da instituição mais têm dúvidas estão associados a dois tópicos: crase e pontuação. As professoras Albertina Rossi e Thereza Cristina de Souza Lima foram as responsáveis por eliminar grande parte das incertezas que havia entre eles.

Elas fizeram a palestra ”Não erre mais: língua portuguesa” durante a semana pedagógica da Uninter, realizada no dia 7. A discussão foi dividida em duas partes. Primeiro, Thereza Cristina fez uma abordagem sobre a crase, depois Albertina tratou da pontuação. De extrema importância para profissionais da área da educação, ambos os temas foram de grande proveito para os participantes.

“Os aprendizes, professores e tutores de toda Uninter participaram bastante, tiraram dúvidas, de modo que o resultado foi bem positivo”, conta Albertina. “Na verdade, ficamos até após o horário previsto para conversar com eles, o que é uma raridade, pois a sala normalmente se esvazia antes do término do evento”, lembra Thereza.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) disponibiliza em seu site um espaço destinado a quem quer tirar dúvidas sobre ortografia e gramática (clique aqui para acessar).

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *