Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA INTERSABERES?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A área de interesse da revista é a Educação. Além disso o autor deve observar a linha editorial da revista, que focaliza para a  organização dos dossiês: "Formação docente, Tecnologias Informacionais e da Comunicação".

  2. Políticas de submissão

    A Intersaberes é uma publicação quadrimestral que aceita para publicação trabalhos de pesquisa de contribuição científica. Por isso, entende-se que:

    • O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento;
    • O texto deve ser embasado em um referencial teórico-conceitual pertiente e atualizado;
    • Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
    • Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;
    • Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial.
  3. Critérios para publicação

    O autor deve asssegurar que:

    • Sua contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    • URLs para as referências foram informadas quando possível.
    • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Candara tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  4. Tipos de documentos aceitos para publicação

    A Revista Intersaberes aceita para publicação:

    • Artigos de desenvolvimento teórico;
    • Pesquisas empíricos;
    • Ensaios e resenhas.

    Os artigos de desenvolvimento teórico são embasados em pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica.

    Os trabalhos empíricos são embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

    Os ensaios e resenhas são formas mais livres de contribuição científica. Devem ser caracterizados por abordagens críticas e, por vezes, criativas, levando os leitores à reflexão sobre temas relevantes na área de conhecimento.

  5. O processo de avaliação consta de três etapas:

    • Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática;
    • Encaminhamento ao Conselho Científico da revista para aval de publicação. Aqui é feita a avaliação cega por pares, que consiste em uma avaliação efetuada por pareceristas ah doc cuja área de atuação coincide com o tema de pesquisa abordado pelo trabalho a ser avaliado, e sem conhecimento do autor do trabalho que ele está avaliando.
    • Revisão gramatical e ortográfica, bem como bibliográfica.
  6. Critérios a serem considerados para avaliação:

    • Qualidade da redação e domínio da língua;
    • Qualidade no conteúdo apresentado: clareza na exposição das idéias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor;
    • Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada e ser atualizada;
    • Estrutura do texto: introdução/apresentação; fundamentação teórica e desenvolvimento; discussão; resultados/condierações finais;
    • Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
  7. Os artigos de desenvolvimento teórico e artigos baseados em pesquisas empíricas devem ter até 28 mil caracteres; e ensaios e resenhas de 3.000 a 8.000 caracteres.

    Em relação à estruturação, o artigo deve considerar o seguinte:

    1.  1.     APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO

     

    1.1  Tipo de arquivo e formatação básica

    • Arquivo on-line em formato A4;
    • Editor de texto: Word for Windows;
    • Margens superior e esquerda: 3 cm, margens inferior e direita: 2 cm;
    • Fonte: Candara tamanho 12;
    • Parágrafo: entre linhas: 1,5;
    • Alinhamento justificado;

    1.2  Ilustrações

    As ilustrações (gráficos, desenhos, etc.) devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviadas separadamente do texto, identificadas e numeradas em algarismos arábicos (imagens digitalizadas devem ser enviadas em JPG, resolução 300 dpis), e com a fonte.

    1.3  Numeração de tabelas e quadros

    As tabelas e quadros numerados consecutivamente em algarismos arábicos, com legenda.

    1.4    Notas de rodapé

    As notas de rodapé serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. Fonte Candara, tamanho 9, espaço simples.

    1.5  Referências

    Devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

    1. 2    ESTRUTURA DO TEXTO

    2.1 Identificação do artigo

    • Título

    Título do artigo em português: maiúscula e negrito; fonte Candara; tamanho 16; parágrafo centralizado.

    Título do artigo em língua estrangeira inglês e espanhol ; (francês optativa); maiúscula; itálico; fonte Candara; tamanho 12; parágrafo centralizado.

    Obs.: O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.

    • Nome do(s) autor(es) titulação, filiação institucional e e-mail.

    Colocar o nome completo do autor (candara 10, negrito, parágrafo centralizado).

    Indicar, logo abaixo do nome do autor, a titulação, afiliação e cargos que indiquem grau de responsabilidade em relação ao assunto tratado no artigo.

    2.2 Resumo

    É a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor. Observar NBR 6028 da ABNT, 1987 (no máximo 250 palavras). Candara  12, espaçamento "simples".

    Palavras-chave: são descritores que identificam o conteúdo do artigo. Para padronizar as palavras-chave utilizar os Thesaurus da área de atuação correspondente. O número de palavras desejado é de no mínimo 3 e no máximo 5.

    IMPORTANTE: Tanto o resumo como as palavras-chave devem constar no artigo em português e em língua estrangeira inglês, e espanhol (opcional francês). Assim, no caso da língua inglesa por exemplo, depois do "Resumo" e "Palavras-chave", o artigo deve ter o "Abstract" e as "Key-words".

    2.3  Corpo do texto

    Introdução: deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa e descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa.

    Metodologia: deve indicar de forma resumida e objetiva, as informações que permitam que o estudo seja repetido por outros pesquisadores. Indicar o tipo de abordagem, instrumentos e aportes teórico metodológicos de análise.

    Resultados: devem oferecer uma descriminação sintética da análise  e os resultados obtidos, devidamente referenciados.

    Considerações finais: devem limitar-se ao propósito das contribuições, relacionando-se ao conhecimento já existente. Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.

    Referências: somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. Trabalhos em fase de elaboração devem vir acompanhados da expressão “in press”. Dados não publicados devem vir acompanhados pela expressão “unpublished observations”; neste caso, uma carta do autor deve ser fornecida. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências deve ser observada a norma NBR 6023 da ABNT, 2002.

    2.4 Endereço para submissão do artigo

    O artigo pode ser enviado na plataforma da revista. O autor deve se inscrever na revista.

    Clique aqui para fazer a submnisão de um artigo.

  8. Os autores podem acompanhar todos os passos da avaliação pelo sistema, basta eles estarem cadastrados. Estima-se um prazo máximo de 90 dias, desde o recebimento até o primeiro parecer sobre o artigo.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1809-7286