Informações sobre sua matrícula

MATRÍCULA

A matrícula deve ser renovada antes de cada período letivo, quanto possível, pelo próprio aluno. Seus prazos e procedimentos devem ser rigorosamente observados. O aluno em débito com a instituição não poderá renovar a matrícula.

O aluno de EAD (Ensino a Distância) passa por um processo de confirmação de matricula, conforme previsto em clausula contratual, onde possui um período para confirmar a matricula previsto em calendário acadêmico, caso contrário será gerada como abandono e eventual retorno dependerá da participação em novo processo seletivo;

Documentação para matrícula em cursos de graduação a distância

O candidato aprovado deverá apresentar os originais e as fotocópias conforme solicitado, dos documentos listados abaixo, dentro dos prazos previstos em Edital:

  • Comprovante de Pagamento da 1ª parcela da mensalidade;
  • Cópia autenticada (frente e verso) do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou diploma do Ensino Médio.
  • Cópia da Identidade Civil (RG).
  • Cópia Certidão Civil (Nascimento, Casamento ou Casamento com averbação de divórcio).
  • Cópia do comprovante de residência atualizado.
  • Uma foto 3×4 recente.
  • Para o curso de Tecnologia em Segurança Pública há a obrigatoriedade de apresentação de documento oficial que comprove o vínculo empregatício na área de Segurança Pública em Órgão Público.

ATENÇÃO: No ato da matrícula, o aluno irá manifestar ciência, referente à entrega do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio constando os atos legais, deverá realizar-se no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias a contar da data da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que será considerada condicional a matrícula até que seja sanada a falta do documento, sob pena de cancelamento automático desta.

Matrícula de Portador de Diploma de Nível Superior

Poderá ser efetuada matrícula nos cursos de graduação oferecidos pelo Centro Universitário UNINTER, o portador de diploma de nível superior desde que:

  • O diploma tenha sido obtido em instituição congênere;
  • Haja vaga remanescente;
  • Apresente a documentação exigida;
  • Cumpra as exigências complementares estabelecidas pelo CEPE – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão;
  • Obtenha o pronunciamento favorável da coordenação de cursos.

Matrícula por Procuração
Aquele que não puder comparecer para efetuar pessoalmente sua matrícula, poderá fazê-la, dentro dos prazos previstos, através de um representante, munido da devida autorização e de cópia do documento de identidade do aluno. Esta matrícula terá o mesmo efeito que a matrícula realizada pelo próprio aluno.

Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula é facultado aos alunos que tenham cursado no mínimo um período completo de aula, ou seja, uma fase ou mais do módulo (s) ou UTA (as);

O trancamento da matrícula poderá ocorrer pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses consecutivo ou alternados.

Caso o período de trancamento ultrapasse o período indicado, o aluno passará constar nos bancos de dados da instituição de ensino no status “ABANDONO” e eventual retorno dependerá da participação em novo processo seletivo;

Reabertura de Matrícula

O aluno que houver trancado sua matrícula na instituição, nos termos das normas em vigor, poderá reabri-la, desde que a requeira dentro dos prazos previstos no calendário escolar.

A Reabertura de Matrícula atende a alunos com matricula em situação trancada por período inferior há 24 meses consecutivos ou alternados, que desejam retornar a assistir às aulas.

O atendimento desta solicitação é dependente de deferimento acadêmico e regularidade financeira, desde que a requeira dentro dos prazos previstos no calendário escolar.

Sobre o processo seletivo
O Processo Seletivo (Vestibular ou ENEM) é regulamentado pelas normas baixadas no Edital do referido processo.

 

TRANSFERÊNCIAS

Transferência externa
Serão aceitas transferências de alunos regularmente matriculados em instituições congêneres, de cursos devidamente autorizados ou reconhecidos na forma da legislação vigente, de acordo com as seguintes condições:
Haja vaga remanescente;
O candidato apresente a documentação exigida;
O candidato cumpra as exigências complementares definidas pela instituição.

Transferência interna – curso
O aluno matriculado em um dos cursos do Centro Universitário UNINTER poderá solicitar transferência para outro curso dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar, condicionado ao oferecimento de vagas e após ter cumprido pelo menos um período letivo regular.

Transferência interna – turno (apenas para cursos presenciais)
A transferência de turno poderá ser requerida, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar, condicionada ao oferecimento de vagas, e após ter cumprido pelo menos um período letivo regular.

 

FREQUÊNCIA (apenas para cursos presenciais)

Critérios de avaliação e aproveitamento do aluno
No início do período letivo, o professor deverá divulgar como será avaliado o aproveitamento do aluno, bem como o número de testes e provas que serão aplicados.

Frequência
A frequência às atividades escolares programadas é obrigatória e permitida somente a alunos matriculados na instituição. A aprovação em qualquer disciplina é condicionada à freqüência de, no mínimo, 75 % das aulas dadas em cada disciplina.

 

AVALIAÇÃO

Segunda chamada de provas bimestrais
Poderá solicitar segunda chamada de prova aluno regularmente matriculado.

Terá direito a solicitar segunda chamada de prova o aluno que deixar de comparecer à avaliação regularmente prevista, nos seguintes casos de impedimentos:
motivo de doença, devidamente comprovado através de atestado médico;
os previstos na Lei nº 4375/64 e Decreto-Lei nº 715/69 (manobras ou exercícios militares);
luto de parentes ou afins em linha reta, ou colaterais até o segundo grau, comprovável pelo respectivo atestado de óbito;
convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;
impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso;
esteja afastado, amparado pelo tratamento especial.

O pedido de segunda chamada, deverá ser firmado por meio de requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica, anexando ao mesmo a documentação pertinente, em até 2 (dois) dias letivos, a contar da data de realização da avaliação. Cabe ao coordenador do curso a análise e o parecer sobre os requerimentos.

As provas de segunda chamada serão realizadas no final do semestre, em datas previstas no calendário de atividades acadêmicas.

Nas provas de segunda chamada serão exigidos os conteúdos abordados durante todo o semestre letivo.

Revisão de provas
Todo aluno regularmente matriculado terá direito de vistas às provas escritas, devidamente corrigidas pelo professor ministrante da disciplina, a fim de esclarecer tanto questões de conteúdo, quanto às relativas às formas de avaliação e correção.

É assegurado ao aluno o direito à revisão de resultados das avaliações, através de requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica no prazo de 3 (três) dias letivos, após a divulgação oficial dos resultados, prevista no calendário de atividades acadêmicas.

As solicitações de revisão de resultado de avaliação deverão ser apreciadas e decididas inicialmente pelo professor ministrante da respectiva disciplina, no prazo de 3 (três) dias letivos, contados da data do protocolo, resguardado ao aluno o direito a recurso primeiramente ao coordenador do curso e, em segunda instância, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, na forma prevista no Regimento Único da Faculdade.

 

ABANDONO OU REINGRESSO NO CURSO (apenas para cursos presenciais)

O aluno que não renovar sua matrícula nos prazos devidos, pessoalmente ou através de um representante, será considerado em situação de abandono, perdendo, portanto, o direito à vaga na instituição.

A título excepcional poderá ser-lhe concedido reingresso se obedecidas as normas vigentes.

 

TRATAMENTO ESPECIAL MODALIDADE EAD

Tem direito ao TRATAMENTO ESPECIAL todo aluno regularmente matriculado nos cursos de Graduação e Pós-Graduação afastado das atividades acadêmicas amparados pelo Decreto-lei n. º 1.044/1969 e Lei n. º 6.202/1975, para o qual o período seja igual ou superior a 15 dias corridos.

A solicitação deverá ser protocolada através do Portal Único em Taxas e Serviços, na qual o aluno selecionará na barra de serviços disponíveis a opção TRATAMENTO ESPECIAL em no máximo 05 (cinco) dias úteis após a data de emissão do ATESTADO MÉDICO, documento este que deve apresentar obrigatoriamente o prazo total de afastamento (início e término) e estar devidamente assinado por autoridade médica.

De acordo com a Lei n. º 6.202 de 17/04/1975, para Licença Maternidade o período de afastamento é de 90 dias (3 meses). Em caso se o período de afastamento for superior há 90 dias, é necessário a realização de segundo protocolo e envio de novo atestado.

É obrigatório o envio do ATESTADO MÉDICO cópia simples à Secretaria contendo o período de afastamento, o documento poderá ser enviado através de e-mail: secretariageral@uninter.com, via malote através do polo de apoio presencial ou via Correios por AR apenas para o seguinte endereço:

SECRETARIA GERAL DE GESTÃO ACADÊMICA

Rodovia BR 277, KM 103 – sentido Ponta Grossa, Curitiba

Jardim Guarani – Campo Largo – PR | CEP 83608-000

O atendimento à solicitação é de 30 dias úteis após a validação do pagamento da respectiva taxa, contanto a partir do recebimento do atestado pela Secretaria, análise pela Coordenação de Curso. O acompanhamento poderá ser visualizado através do Portal Único.

É de responsabilidade única e exclusiva das Células de Área o agendamento e a disponibilização das avaliações que forem ofertadas no período de afastamento. As avaliações anteriores ou posteriores ao período de afastamento determinados em ATESTADO MÉDICO deverão ser realizadas de acordo com Cronograma disponível na tela inicial do AVA.

A concessão de TRATAMENTO ESPECIAL não isenta o aluno de aprovação nas disciplinas ofertadas no período de afastamento e do pagamento das mensalidades.

 

Verificação de créditos e disciplinas (apenas para cursos presenciais)
É indispensável que o aluno, após a conclusão do período letivo e antes da rematrícula, verifique a sua situação acadêmica junto à Secretaria, a fim de que, em tempo hábil, sejam corrigidos eventuais problemas que impeçam a sua rematrícula no período seguinte.

Prazo máximo para conclusão do curso
O prazo máximo previsto para a integralização do curso é a duração do curso acrescida de 2 anos. Ex: Um curso Tecnólogo a duração do curso é de 2 anos, sendo assim o tempo máximo de integralização do curso é 4 anos, a contar a data de início das aulas.